Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32620
Título: | Na sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora |
Autor(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Autonomia Educação Pedagogia Ensino do inglês Formação de Professores Transformação Autenticidade Pedagogy Transformation Authenticity Autonomy |
Data: | 2005 |
Editora: | Currículo Sem Fronteiras |
Revista: | Currículo Sem Fronteiras |
Resumo(s): | Este texto apresenta um estudo de caso desenvolvido no ano lectivo de 2003/04 com 27 alunos do
4º ano da Licenciatura em Ensino de Português-Inglês da Universidade do Minho, na disciplina
de Metodologia de Ensino do Inglês. Tendo por finalidade explorar uma pedagogia para a
autonomia na formação inicial de professores de Inglês, o estudo enquadra-se numa abordagem
transformadora e crítica da educação em línguas e da pedagogia universitária, pela sua orientação
para o desenvolvimento profissional da professora e promoção da autonomia dos alunos. Os
resultados do estudo validam uma abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento dos
princípios pedagógicos da Relevância, Reflexividade, Autodirecção e Democraticidade. This text presents a case study undertaken in the school year of 2003/04 at the University of Minho. The study was developed with 27 students in the 4th year of a Portuguese-English Teaching Degree, in the course of English Language Teaching Methodology. Aiming at exploring a pedagogy for autonomy in initial English language teacher education, this study is oriented towards the implementation of a transformative and critical approach to language education and pedagogy at the university. It integrates the teacher’s professional development and the promotion of students’ autonomy. Its results validate a pedagogical approach focussed on the development of the principles of Relevance, Reflectivity, Self-direction, and Democratisation. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32620 |
e-ISSN: | 1645-1384 |
Versão da editora: | http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/moreira.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
moreira.pdf | 241,79 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |