Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32620

TítuloNa sombra das maiorias silenciosas: por uma educação autêntica e transformadora
Autor(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAutonomia
Educação
Pedagogia
Ensino do inglês
Formação de Professores
Transformação
Autenticidade
Pedagogy
Transformation
Authenticity
Autonomy
Data2005
EditoraCurrículo Sem Fronteiras
RevistaCurrículo Sem Fronteiras
Resumo(s)Este texto apresenta um estudo de caso desenvolvido no ano lectivo de 2003/04 com 27 alunos do 4º ano da Licenciatura em Ensino de Português-Inglês da Universidade do Minho, na disciplina de Metodologia de Ensino do Inglês. Tendo por finalidade explorar uma pedagogia para a autonomia na formação inicial de professores de Inglês, o estudo enquadra-se numa abordagem transformadora e crítica da educação em línguas e da pedagogia universitária, pela sua orientação para o desenvolvimento profissional da professora e promoção da autonomia dos alunos. Os resultados do estudo validam uma abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento dos princípios pedagógicos da Relevância, Reflexividade, Autodirecção e Democraticidade.
This text presents a case study undertaken in the school year of 2003/04 at the University of Minho. The study was developed with 27 students in the 4th year of a Portuguese-English Teaching Degree, in the course of English Language Teaching Methodology. Aiming at exploring a pedagogy for autonomy in initial English language teacher education, this study is oriented towards the implementation of a transformative and critical approach to language education and pedagogy at the university. It integrates the teacher’s professional development and the promotion of students’ autonomy. Its results validate a pedagogical approach focussed on the development of the principles of Relevance, Reflectivity, Self-direction, and Democratisation.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32620
e-ISSN1645-1384
Versão da editorahttp://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss1articles/moreira.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
moreira.pdf241,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID