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TítuloFormação contínua de professores/as na educação em sexualidade orientada para a acção : a (auto)supervisão como processo de transformação da identidade e práticas dos/as professores/as
Autor(es)Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEducação em sexualidade
Supervisão pedagógica
Formação contínua de professores
Desenvolvimento profissional
Data2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Em Portugal, a formação de educadores de infância e professores dos 1º (6-9 anos), 2º (10-11 anos) e 3º ciclos (12-14) do Ensino Básico e do Ensino Secundário (15-17anos) inclui a formação inicial, especializada e contínua. Aos/às professores/as coordenadores/as da educação em sexualidade (ES), professores/as que integram as equipas interdisciplinares nessa área e professores/as responsáveis em cada turma pelo projecto de ES, é garantida, pelo Ministério da Educação, a formação necessária ao exercício dessas funções. Face ao enquadramento legal da ES na comunidade escolar, os/as professores/as sem essa formação procuram-na em várias instituições, nomeadamente nas universidades. Nesta comunicação, pretende-se analisar o papel da (auto)supervisão no processo de transformação da identidade e práticas dos/as professores/as durante a formação contínua de professores/as na educação em sexualidade orientada para a acção. Com esse objectivo serão discutidos os resultados obtidos em quinze turmas de formação contínua de professores/as (N=258), que ocorreram de 2003 a 2010 na Universidade do Minho, com a autora como formadora, cujo objectivo principal foi preparar os/as professores/as para desenvolver projectos de educação em sexualidade orientada para a acção nas escolas. Os dados recolhidos nos materiais produzidos pelos/as professores/as na formação, complementados com uma entrevista semi-estruturada individual, e na observação, associada a uma entrevista de grupo focal, foram triangulados. Os resultados mostraram que o aumento da reflexão dos/as professores/as sobre as suas práticas provocou mudanças positivas nas suas abordagens metodológicas e na maior participação dos/as alunos/as. Para terminar, discutem-se as implicações destes resultados no desenvolvimento pessoal e profissional dos/as professores/as.
In Portugal, the training of kindergarten teachers and teachers of the 1st (6-9 years), 2nd (10-11 years) and 3rd cycles (12-14) of Basic and Secondary Education (15-17 years) includes specialized, and pre- and in-service teacher training. For sexuality education coordinators, teachers who are integrated in interdisciplinary teams in this area and the class teachers involved in the sexuality education class project, the Ministry of Education insures the necessary training to perform these functions. Given the legal framework for sexuality education in the school community, teachers without such training usually search for in-service training in various institutions including universities. In this communication, we intend to analyze the role of (self)supervision in the process of transformation of identity and practices of teachers during in-service teacher training on action-oriented sexuality education. With this objective, the results of fifteen classes of in-service teacher training (N = 258), which occurred from 2003 to 2010 at the University of Minho, with the author as a trainer, and whose main purpose was to prepare teachers to develop action-oriented sexuality education projects in schools, will be discussed. Data collected from the materials produced by teachers during in-service training, complemented by individual semi-structured interviews, and observation, associated with a focus group interview were triangulated. These results showed that the increase in teachers' reflections on their practices brought about positive changes in their methodological approaches and greater student participation. Finally, the implications of these results in personal and professional development of teachers will also be discussed.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32600
Versão da editorahttp://www.ua.pt/cidtff/PageText.aspx?id=11400
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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Vilaça,Teresa (2010)_352-361.pdfDocumento principal1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

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