Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32592
Título: | Aquisição de valores no âmbito das actividades desportivas nos currículos transversais |
Autor(es): | Martins, Carma Natália Pires Pereira, Beatriz Oliveira Petrica, João Manuel |
Editor(es): | Pereira, Beatriz Oliveira Silva, Alberto Cunha, Antônio Nascimento, Juarez |
Palavras-chave: | Organização curricular Currículos transversais Educação Física Valores desportivos |
Data: | 2014 |
Editora: | Editora Tribo da Ilha |
Resumo(s): | A escola, através dos currículos e modelos curriculares que oferece, adquire inevitavelmente, um papel de relevo, enquanto ambiente privilegiado de promoção de competências sociais, pessoais e de desenvolvimento das capacidades necessárias para a formação dos nossos cidadãos. Partindo do pressuposto de que a escola tem a função de responder às necessidades de aprendizagem desta sociedade, interligando-a com o veloz desenvolvimento das novas tecnologias informáticas e de que o modelo curricular baseado em disciplinas, na fragmentação dos conteúdos e compartimentação do trabalho não corresponde às exigências da sociedade do Séc. XXI, surge a nossa investigação. Um estudo interpretativo que pretende compreender o modelo curricular de uma escola internacional, cuja organização curricular se baseia na PYP (Primary Years Programme) e no MYP (Middle Years Programme), modelo curricular integrado, trabalhado e organizado por temas transdisciplinares e supervisionado pelo International Baccaulareate (IB), que se contrapõe claramente ao modelo educativo tradicional, estruturado de forma linear e disciplinar, onde as disciplinas estão fragmentadas e isoladas uma das outras. Por outro lado, pretendemos perceber quais os valores no desporto em 3 dimensões (Valores Morais, de Competência e de Status) que são apreendidos, incutidos e trabalhados pelos alunos que usufruem de um programa da educação física e desportivo articulado e trabalhado de forma transdisciplinar. Metodologicamente pauta-se pela descrição e análise de documentos, entrevista semiestruturada ao coordenador e responsável pelo programa da educação física e a aplicação do questionário Youth Sport Values Questionnaire YSVQ-2 de Lee & Whitehead (2002) aos alunos, expressamente selecionados e adaptados para o feito. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32592 |
ISBN: | 978-85-62946-38-7 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AQUISIÇÃO DE VALORES NO ÂMBITO DAS ACTIVIDADES DESPORTIVAS NOS CURRÍCULOS TRANSVERSAIS.pdf | Documento Principal | 5,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |