Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32586
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vilaça, Teresa | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-08T16:58:12Z | - |
dc.date.available | 2015-01-08T16:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2008-12 | - |
dc.identifier.citation | Vilaça, T. (2008). (Re)construir perspectivas metodológicas na educação para a saúde e educação para o desenvolvimento sustentável: acção e competência de acção como um desafio educativo. In J. Bonito (Coord.). Educação para a Saúde no Século XXI: Teorias, Modelos e Práticas (pp. 680-694). Évora: Universidade de Évora. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-95539-3-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32586 | - |
dc.description.abstract | A acção e participação dos alunos são dois conceitos centrais introduzidos em Portugal no debate político nacional e, mais especificamente, no currículo das escolas na educação para a saúde e educação para o desenvolvimento sustentável, a nível dos projectos Escola Promotora de Saúde e Eco-Escolas. Estes conceitos, associados ao conceito de competência de acção, têm vindo a ser cada vez mais enfatizados na investigação internacional neste âmbito. O objectivo deste artigo é analisar o poder e o potencial dos projectos Escola Promotora de Saúde e Eco-Escolas para desenvolver a competência de acção nos alunos. Especificamente, após uma breve revisão da evolução das linhas orientadoras internacionais para a promoção da saúde e o desenvolvimento sustentável focando as implicações na educação da inter-relação saúde humana e ambiente, serão apresentados os projectos acima referidos e examinada investigação recente que clarifica os conceitos de participação, acção e competência de acção na comunidade escolar. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho. Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Évora. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (UE/CIEP) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Acção | por |
dc.subject | Competência de acção | por |
dc.subject | Educação para a saúde | por |
dc.subject | Educação para o desenvolvimento sustentável | por |
dc.title | (Re)construir perspectivas metodológicas na educação para a saúde e educação para o desenvolvimento sustentável : acção e competência de acção como um desafio educativo | por |
dc.type | bookPart | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 680 | por |
oaire.citationEndPage | 694 | por |
oaire.citationIssue | 1.ª | por |
oaire.citationConferencePlace | Évora, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Educação para a saúde no século XXI : teorias, modelos e práticas | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Educação para a saúde no século XXI : teorias, modelos e práticas | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeresaVilaça(2008)_680-694.pdf | Documento principal | 1,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |