Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32586

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.date.accessioned2015-01-08T16:58:12Z-
dc.date.available2015-01-08T16:58:12Z-
dc.date.issued2008-12-
dc.identifier.citationVilaça, T. (2008). (Re)construir perspectivas metodológicas na educação para a saúde e educação para o desenvolvimento sustentável: acção e competência de acção como um desafio educativo. In J. Bonito (Coord.). Educação para a Saúde no Século XXI: Teorias, Modelos e Práticas (pp. 680-694). Évora: Universidade de Évora.por
dc.identifier.isbn978-989-95539-3-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32586-
dc.description.abstractA acção e participação dos alunos são dois conceitos centrais introduzidos em Portugal no debate político nacional e, mais especificamente, no currículo das escolas na educação para a saúde e educação para o desenvolvimento sustentável, a nível dos projectos Escola Promotora de Saúde e Eco-Escolas. Estes conceitos, associados ao conceito de competência de acção, têm vindo a ser cada vez mais enfatizados na investigação internacional neste âmbito. O objectivo deste artigo é analisar o poder e o potencial dos projectos Escola Promotora de Saúde e Eco-Escolas para desenvolver a competência de acção nos alunos. Especificamente, após uma breve revisão da evolução das linhas orientadoras internacionais para a promoção da saúde e o desenvolvimento sustentável focando as implicações na educação da inter-relação saúde humana e ambiente, serão apresentados os projectos acima referidos e examinada investigação recente que clarifica os conceitos de participação, acção e competência de acção na comunidade escolar.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minho. Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Évora. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (UE/CIEP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAcçãopor
dc.subjectCompetência de acçãopor
dc.subjectEducação para a saúdepor
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpor
dc.title(Re)construir perspectivas metodológicas na educação para a saúde e educação para o desenvolvimento sustentável : acção e competência de acção como um desafio educativopor
dc.typebookPartpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage680por
oaire.citationEndPage694por
oaire.citationIssue1.ªpor
oaire.citationConferencePlaceÉvora, Portugalpor
oaire.citationTitleEducação para a saúde no século XXI : teorias, modelos e práticaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleEducação para a saúde no século XXI : teorias, modelos e práticaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeresaVilaça(2008)_680-694.pdfDocumento principal1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID