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https://hdl.handle.net/1822/32394
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Wanderley, M. Auxiliadora | por |
dc.contributor.author | Dionísio, Maria de Lourdes | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T15:07:19Z | - |
dc.date.available | 2015-01-06T15:07:19Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32394 | - |
dc.description.abstract | O presente texto, resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo, tem por objetivo contribuir para (re)pensar o papel do Ensino Superior na formação do professor de Língua Portuguesa, especificamente, na constituição do leitor literário, considerando a importância da experiência contínua e dinâmica na formação dos alunos de Letras – futuros mediadores de leitura literária em instituições de Educação Básica. Para tanto, se fez necessário compreender quais as razões que levam os alunos de Letras, em fase de conclusão de curso, no período de Estágio Supervisionado, a expressarem insegurança, medo e despreparo para desenvolver práticas pedagógicas de leitura literária. Como foco de investigação, buscou-se perceber como esses alunos se veem, como veem o curso de Letras e o conteúdo estudado na Universidade frente ao contexto profissional e de formação em que se encontram. Assim, foram ouvidos dez estudantes brasileiros da Universidade Federal da Bahia e cinco alunos portugueses da Universidade do Minho, Braga. A entrevista semiestruturada e o diário de campo foram os recursos utilizados para a coleta dos dados. Como aporte teórico, os estudos de Leahy-Dios e Menezes(2001), Dionísio (1990, 2004), Zilberman (1991), Todorov (2009), Perrone-Moisés (1998), Canário (2001), foram considerados. Os resultados desse estudo evidenciam a crise revelada pelos alunosprofessores, uma vez que, quando se encontram em período de Estágio Supervisionado, em práticas de ensino, na fase conclusiva da formação acadêmica para lecionar Língua Portuguesa, não conseguem estabelecer diálogo entre as teorias aprendidas nas aulas de literatura e a prática pedagógica requerida para a mediação e formação de novos leitores literários. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES, BR | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Leitor | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.title | Formação e literatura: relatos sem fronteiras | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 18 - 20 nov. 2014 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 3030 | por |
oaire.citationEndPage | 3033 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Wanderley&Dionisio, Coloquio Curriculo, 2014.pdf | Texto publicado | 457,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |