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dc.contributor.authorWanderley, M. Auxiliadorapor
dc.contributor.authorDionísio, Maria de Lourdespor
dc.date.accessioned2015-01-06T15:07:19Z-
dc.date.available2015-01-06T15:07:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32394-
dc.description.abstractO presente texto, resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo, tem por objetivo contribuir para (re)pensar o papel do Ensino Superior na formação do professor de Língua Portuguesa, especificamente, na constituição do leitor literário, considerando a importância da experiência contínua e dinâmica na formação dos alunos de Letras – futuros mediadores de leitura literária em instituições de Educação Básica. Para tanto, se fez necessário compreender quais as razões que levam os alunos de Letras, em fase de conclusão de curso, no período de Estágio Supervisionado, a expressarem insegurança, medo e despreparo para desenvolver práticas pedagógicas de leitura literária. Como foco de investigação, buscou-se perceber como esses alunos se veem, como veem o curso de Letras e o conteúdo estudado na Universidade frente ao contexto profissional e de formação em que se encontram. Assim, foram ouvidos dez estudantes brasileiros da Universidade Federal da Bahia e cinco alunos portugueses da Universidade do Minho, Braga. A entrevista semiestruturada e o diário de campo foram os recursos utilizados para a coleta dos dados. Como aporte teórico, os estudos de Leahy-Dios e Menezes(2001), Dionísio (1990, 2004), Zilberman (1991), Todorov (2009), Perrone-Moisés (1998), Canário (2001), foram considerados. Os resultados desse estudo evidenciam a crise revelada pelos alunosprofessores, uma vez que, quando se encontram em período de Estágio Supervisionado, em práticas de ensino, na fase conclusiva da formação acadêmica para lecionar Língua Portuguesa, não conseguem estabelecer diálogo entre as teorias aprendidas nas aulas de literatura e a prática pedagógica requerida para a mediação e formação de novos leitores literários.por
dc.description.sponsorshipCAPES, BRpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectLeitorpor
dc.subjectLiteraturapor
dc.titleFormação e literatura: relatos sem fronteiraspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate18 - 20 nov. 2014por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage3030por
oaire.citationEndPage3033por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curricularespor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curricularespor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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Wanderley&Dionisio, Coloquio Curriculo, 2014.pdfTexto publicado457,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

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