Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31974

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHerdeiro, Rosalindapor
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.date.accessioned2014-12-15T16:38:31Z-
dc.date.available2014-12-15T16:38:31Z-
dc.date.issued2014-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31974-
dc.description.abstractNa última década, tanto em Portugal, como na Europa as políticas educativas incidem no interesse em melhorar a qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos, pelo que a qualidade do trabalho dos professores e as práticas educativas têm constituído o ponto central de reflexão dos governos membros da União Europeia. Neste sentido, foram objetivos principais de uma investigação realizada com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico conhecer i) as interferências das políticas educativas no trabalho e na identidade dos professores e ii) as implicações que estas políticas têm na motivação dos professores para a prática pedagógica. Nesta comunicação apresentam-se alguns dos resultados da investigação realizada, evidenciando as perceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de oito Agrupamentos de Escolas da zona Norte de Portugal identificadas em narrativas biográficas escritas e orais, recolhidas em dois períodos distintos, na aplicação de um questionário a 396 professores e em três grupos de discussão formados para o efeito. Os resultados revelam desmotivação no trabalho docente devido, essencialmente, às novas tarefas atribuídas aos professores, à emergência de uma cultura competitiva e individualista e à produção excessiva de trabalho burocrático, tendo impacto nas atitudes dos professores, concretamente no isolamento e indiferença profissional.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.subject(Des)motivação docentepor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.titleAs políticas educativas e a motivação dos professores para o trabalho docentepor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate10 -11 Out. 2014por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage1390por
oaire.citationEndPage1401por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleCongresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagempor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationCongresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagempor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IT2.pdfDocumento principal260,66 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID