Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31969

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHerdeiro, Rosalindapor
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.date.accessioned2014-12-15T16:22:08Z-
dc.date.available2014-12-15T16:22:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn0101-7330por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31969-
dc.description.abstractEste artigo insere-se numa investigação levada a cabo em Portugal, cujo objectivo é compreender o impacto de legislação produzida recentemente com o objetivo expresso da melhoria da qualidade do trabalho docente, objetivo que se reflete nas oportunidades de aprendizagem dos professores e na sua identidade profissional. No texto evidenciamos alguns resultados decorrentes da análise de conteúdo efetuada com recurso ao pro- grama NVivo, versão 9.0, à informação recolhida através de narrativas orais e escritas, grupos de discussão e às questões abertas de um questionário aplicado a 396 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados revelam que a qualidade do trabalho docente está comprometida pelo descontentamento profissional dos professores. Este descontentamento resulta, em grande medida, da ausência de reconhecimento, nomeadamente pelos superiores hierárquicos, cujos efeitos se refletem negativamente na identidade vivida pelos professores e na sua prática docente.por
dc.description.abstractThis communication is part of a research project carried out in Portugal. Its main objective is to understand the impact of recent legislation – which aims at improving teachers’ work quality – on aspects such as teachers’ learning opportunities, the teaching career and the (re)construction of professional identity. In this text, we highlight some results of the analysis (performed with the help of the NVivo program version 9.0) of data obtained from oral and written narratives, discussion groups and an open-ended questionnaire given to 396 primary school teachers. The results reveal that the teaching work is compromised due to professional discontentment; discontentment resulting mostly from lack of recognition, mainly from their hierarchic superiors, which, in turn, has negative effects on the teachers’ identity and their teaching practices.por
dc.description.abstractCet article s’insère dans une recherche prise en œuvre au Portugal, dont le principal l’objectif est de comprendre l’impact de la récente législation avec l’objectif d’améliorer la qualité du travail enseignant, objectif évidencé dans les opportunités d’apprentissage des enseignants et dans son identité professionnelle. Dans le texte nous prouvons quelques résultats obtenus à l’analyse de contenu effectuée avec ressource au programme NVivo, version 9.0, aux informations rassemblées à travers les récits oraux et écrits, groupes de discussion et aux questions ouvertes d’un questionnaire appliqué à 396 enseignants du 1er Cycle de l’Education de Base (CEB). Les résultats révèlent que la qualité du travail enseignant est compromise par le mécontentement professionnel des enseignants. Ce mécontentement résulte, dans une large mesure, de l’absence de reconnaissance, notamment par les supérieurs hiérarchiques, dont les effets se reflètent négativement dans l’identité vécue par les enseignants et dans leur pratique de l’enseignement.fra
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectOportunidades de aprendizagempor
dc.subjectExperiências profissionaispor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectTeaching workpor
dc.subjectQualitypor
dc.subjectLearning opportunitiespor
dc.subjectProfessional experiencespor
dc.subjectProfessional identitypor
dc.subjectTravail enseignantpor
dc.subjectQualitépor
dc.subjectOpportunités d'apprentissagepor
dc.subjectExpériences professionnellespor
dc.subjectIdentité professionnellepor
dc.titleQualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professorespor
dc.title.alternativeTeaching work and quality : teachers’ experiences and learning opportunitieseng
dc.title.alternativeQualité de l’enseignement : les expériences et des opportunités d’apprentissage des enseignantsfra
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.cedes.unicamp.brpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage237por
oaire.citationEndPage254por
oaire.citationIssue126por
oaire.citationTitleEducação & sociedadepor
oaire.citationVolume35por
dc.identifier.doi10.1590/S0101-73302014000100014por
sdum.journalEducação & Sociedadepor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
qualidade e trabalho docente (1).pdfDocumento principal6,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID