Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/31535
Título: | Currículo e pedagogia nos liceus portugueses entre a Monarquia e a República : as reformas do ensino secundário de 1905 e 1917 |
Autor(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Palavras-chave: | Portugal Liceus Reformas Monarquia República |
Data: | 15-Dez-2010 |
Editora: | Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) |
Revista: | Revista iberoamericana de educación |
Resumo(s): | Em 1910, a multissecular monarquia portuguesa deu lugar a um regime republicano. Preocupação cimeira dos responsáveis pela nova ordem política foi a educação. No tocante ao ensino secundário, ministrado nos liceus, a primeira reforma republicana foi levada a cabo em 1917, por Joaquim Pedro Martins, precisamente doze anos depois da última reforma monárquica deste nível de ensino, realizada em 1905 por Eduardo José Coelho. Neste artigo, sob o ponto de vista dos seus currículos, dos seus objectivos gerais e das suas directrizes pedagógico-fundamentais essenciais, estudam-se ambas as reformas no sentido de averiguar se se verificou, ou não, no ensino liceal português da época e nos aspectos acima referidos, uma transição com alterações tão substanciais quanto aquelas que se deram na forma política do Estado. Introdutoriamente enquadra-se e esclarece-se o teor fundamental do artigo, seguindo-se a análise das reformas em causa, finda a qual se apresentam as conclusões da investigação feita e a bibliografia a considerar |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31535 |
ISSN: | 1681-5653 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Curr_e_Ped_liceus_portugueses_1905_1907.pdf | Documento único | 68,78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |