Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31401

TítuloA avaliação de desempenho docente : implicações no processo de ensino-aprendizagem
Outro(s) título(s)Teaching performance evaluation : implications in the teaching-learning process
Autor(es)Silva, Joaquina Pacheco da
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveAvaliação de desempenho
Mudanças curriculares
Profissionalismo docente
Performance evaluation
Curricular changing
Teacher professionalism
Data2014
Resumo(s)Este estudo analisa as consequências da avaliação de desempenho docente (ADD) no processo de ensino e aprendizagem, desde a entrada em vigor do DR nº 2/2008 até ao DR nº 26/2012. A ADD surgiu como um meio de os professores aperfeiçoarem as estratégias de ensino e de avaliação das aprendizagens, para que a aprendizagem dos alunos fosse mais significativa, com consequências na redução do insucesso e do abandono escolar. Neste sentido, elegemos a seguinte problemática: como é que os docentes percecionam a sua ação perante os desafios que emergiram e de que forma atuam perante a necessidade de responderem às imposições normativas inerentes ao processo supervisivo e avaliativo? Optámos por uma metodologia de caráter qualitativo, com recurso à entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados e à análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Entrevistámos dez professores a lecionar numa escola básica (EB 2, 3) situada no distrito de Braga. As principais conclusões do estudo revelam que o sucesso dos alunos e o desempenho dos professores não se alterou face aos propósitos dos dispositivos legais emanados pelo poder central, os professores não se sentem mais valorizados profissionalmente e as dinâmicas de trabalho colaborativo são, ainda, pouco sistematizadas.
This study analyses the consequences of teaching performance evaluation (TPE) in the process of teaching and learning, since coming in force DR nº 2/2008 till DR nº 26/2012. The TPE appeared as a mean for teachers improving teaching / evaluation strategies, in a way that students learning could be more expressive, with consequences in the reduction of the failure and school abandon. In this way, we selected the following problematic: how do teachers understand their action in presence of challenges that appeared and how do they address in presence of the need of answering the normative rules connected to the supervising and evaluating process? We chose a methodology of character qualitative, using a half-structured interview as instrument of assembling data and the analyses of the contents as technique of data analyses. We interviewed ten teachers teaching in an elementary school located in Braga district. The main conclusions of the study show that the students’ success and teachers performance didn’t change due to the rules emanated by central power, teachers don’t feel more professional value and co-work dynamic are, still, insufficiently systematized.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31401
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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