Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/31375
Título: | Mobilidade e autonomia na infância : um estudo sociológico a partir das experiências das crianças no itinerário casa-núcleo de educação infantil-casa |
Autor(es): | Chagas, Marilene Elza das |
Orientador(es): | Sarmento, Manuel Jacinto Coutinho, Ângela Maria Scalabrin |
Palavras-chave: | Sociologia da infância Educação infantil Mobilidade Autonomia Sociology of childhood Childhood education Mobility Autonomy |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente trabalho tem como tema a mobilidade e a autonomia no itinerário casa-
Núcleo de Educação Infantil. Seu objetivo é conhecer e analisar, a partir do ponto de
vista das crianças, a mobilidade e a autonomia no percurso entre casa/Núcleo de
Educação Infantil/casa. Tendo por base o quadro teórico da sociologia da infância
que considera as crianças como informantes privilegiadas, optou-se para esta
investigação a realização de observação participante junto a um grupo de crianças
de 5 anos que frequentam um Núcleo de Educação infantil público do município de
Florianópolis, no sul do Brasil e optou-se por instrumentos de recolha de dados:
conversas com as crianças e seus familiares, desenhos e fotos realizados pelas
próprias crianças. Este estudo permite entender como as crianças vêem o lugar
ocupado por elas de modo a moverem-se autonomamente, na companhia de outras
crianças e de adultos familiares construindo a sua identidade e desenvolvendo a sua
autonomia de forma cooperativa e criativa. Concluimos que as mudanças
urbanistícas da comunidade na qual as crianças vivem influenciam a ocupação do
espaço público entre as suas casas e a instituição de educação infantil, mas as
crianças revelaram que as brincadeiras e o contacto com a natureza são duas
marcas da sua mobilidade e autonomia nos espaços públicos da instituição de
educação infantil e no percurso entre esta e a casa. The present work has as theme mobility and autonomy in the itinerary home – Childhood education Centre. The Goal is to understand and analyze, from the children’s point of view the mobility and autonomy in the route between home - Childhood education Centre – home. Based on the theoretical Framework of Sociology of Childhood that considers children as privileged informants, was chosen for this research participant observation with a group of children of 5 years old who goes to the Public Education Center in Flórianópolis in south Brazil, and has instuments of data collection was considered conversations with children and their families, photos and drawings made by the children themselves. This study allows us to understand how the children see the place that is occupied by them in order to move autonomously, in the company of other children and family (adults), building their identity and developing their autonomy in a cooperative and creative way. We conclude that urban changes of the community in which the children live, influence the occupation of public space between their homes e the institution of childhood education, but the children revealed that the playing and the contact with nature are two brands of their autonomy in public spaces of the institution of childhood education and in the route between this and their homes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Sociologia da Infância |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31375 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marilene Elza das Chagas.pdf | 4,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |