Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31375

TítuloMobilidade e autonomia na infância : um estudo sociológico a partir das experiências das crianças no itinerário casa-núcleo de educação infantil-casa
Autor(es)Chagas, Marilene Elza das
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Coutinho, Ângela Maria Scalabrin
Palavras-chaveSociologia da infância
Educação infantil
Mobilidade
Autonomia
Sociology of childhood
Childhood education
Mobility
Autonomy
Data2014
Resumo(s)O presente trabalho tem como tema a mobilidade e a autonomia no itinerário casa- Núcleo de Educação Infantil. Seu objetivo é conhecer e analisar, a partir do ponto de vista das crianças, a mobilidade e a autonomia no percurso entre casa/Núcleo de Educação Infantil/casa. Tendo por base o quadro teórico da sociologia da infância que considera as crianças como informantes privilegiadas, optou-se para esta investigação a realização de observação participante junto a um grupo de crianças de 5 anos que frequentam um Núcleo de Educação infantil público do município de Florianópolis, no sul do Brasil e optou-se por instrumentos de recolha de dados: conversas com as crianças e seus familiares, desenhos e fotos realizados pelas próprias crianças. Este estudo permite entender como as crianças vêem o lugar ocupado por elas de modo a moverem-se autonomamente, na companhia de outras crianças e de adultos familiares construindo a sua identidade e desenvolvendo a sua autonomia de forma cooperativa e criativa. Concluimos que as mudanças urbanistícas da comunidade na qual as crianças vivem influenciam a ocupação do espaço público entre as suas casas e a instituição de educação infantil, mas as crianças revelaram que as brincadeiras e o contacto com a natureza são duas marcas da sua mobilidade e autonomia nos espaços públicos da instituição de educação infantil e no percurso entre esta e a casa.
The present work has as theme mobility and autonomy in the itinerary home – Childhood education Centre. The Goal is to understand and analyze, from the children’s point of view the mobility and autonomy in the route between home - Childhood education Centre – home. Based on the theoretical Framework of Sociology of Childhood that considers children as privileged informants, was chosen for this research participant observation with a group of children of 5 years old who goes to the Public Education Center in Flórianópolis in south Brazil, and has instuments of data collection was considered conversations with children and their families, photos and drawings made by the children themselves. This study allows us to understand how the children see the place that is occupied by them in order to move autonomously, in the company of other children and family (adults), building their identity and developing their autonomy in a cooperative and creative way. We conclude that urban changes of the community in which the children live, influence the occupation of public space between their homes e the institution of childhood education, but the children revealed that the playing and the contact with nature are two brands of their autonomy in public spaces of the institution of childhood education and in the route between this and their homes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia da Infância
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31375
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marilene Elza das Chagas.pdf4,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID