Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/31242
Título: | Discursos do profissionalismo docente: paradoxos e alternativas conceptuais |
Autor(es): | Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Profissionalismo docentes Trabalho docente Identidades profissionais Professional identities Teacher professionalism Teachers'work |
Data: | 2014 |
Editora: | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) Revista Brasileira de Educacaorbe@anped.org.br |
Revista: | Revista Brasileira de Educação |
Resumo(s): | Neste texto procuramos identifcar e analisar os discursos do profssionalismo docente por meio de distintas concepções, características e dimensões. Para tal, convocam-se os autores que mais se têm dedicado a essa temática no panorama internacional. Defende-se, assim, que a análise do profissionalismo docente no quadro atual implica a consideração dos múltiplos discursos que têm emergido nesse domínio, sobretudo aqueles que se associam às chamadas “culturas de performatividade” e de prestação de contas, no sentido de desvelar as implicações (e as contradições) que lhes estão subjacentes com repercussões nas identidades profissionais dos professores. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31242 |
DOI: | 10.1590/S1413-24782014000900003 |
ISSN: | 1413-2478 |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782014000900003&script=sci_abstract&tlng=pt |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RBE 59 - prova - Texto 2.pdf Acesso restrito! | 583,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |