Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31073

TítuloThe influence of peer assessment to the teamwork dynamics in Project-Based Learning
Outro(s) título(s)A influência da avaliação peer na dinâmica de trabalho de equipas em projetos PBL
Autor(es)Vicente, Sérgio
Romano, Dalila
Sá, Vera Daniela Cunha de
Lima, Rui M.
Palavras-chaveProject-Based Learning
Peer assessment
Data2014
EditoraUniversidade do Minho
Resumo(s)Since the school year 2004/2005 has been applied in the course of Industrial Engineering and Management (IEM), University of Minho, a learning methodology based on Interdisciplinary Projects (PBL - Project-Based Learning). Among other skills, such projects emphasizes teamwork and in this process different goals and visions among team members origins conflicts to resolve. In this context, each team also faced with the evaluation process performed between its own elements, peer assessment. This paper aims to analyze how this evaluation may affect the performance and motivation of each member and the team as a whole, and will be a source of internal conflicts, or rather, a way to resolve these same conflicts in PBL processes. In this article is presented a brief testimony of the authors about their experience with peer assessment in interdisciplinary projects and a qualitative nature study about the peer evaluation that encompassed all years of the Industrial Management and Engineering course. After the analysis of the results it is presented a critical reflection of the experience of a group, in which the first tree authors were part, that used peer assessment and of the study that was made.
Desde o ano letivo de 2004/2005 tem vindo a aplicar-se no Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho uma metodologia de aprendizagem baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL – Project-Based Learning). Entre outras competências, este tipo de projetos enfatiza o trabalho em equipa e neste processo, diferentes objetivos e visões entre os elementos da equipa, geram conflitos de difícil resolução. Neste contexto, cada equipa depara-se também com o processo de avaliação efetuada entre os seus próprios elementos, Avaliação Peer ou Avaliação por Pares. Neste trabalho pretende-se analisar de que forma esta avaliação pode afetar a performance e motivação de cada elemento e da equipa como um todo, e se será uma fonte geradora de conflitos internos, ou pelo contrário, uma forma de resolver esses mesmos conflitos, no contexto de processos PBL. No presente artigo apresenta-se um breve testemunho dos autores acerca da sua experiência com a avaliação peer em projetos interdisciplinares e um estudo de natureza qualitativa acerca deste tipo de avaliação que englobou todos os anos do curso do MIEGI. Após a análise de resultados apresenta-se uma reflexão crítica sobre a experiência de um grupo, do qual os três primeiros autores fizeram parte, que utilizou a avaliação peer e sobre o estudo realizado.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31073
ISBN978-0-9932440-0-1
ISSN2183-1378
Versão da editorahttp://paee.dps.uminho.pt/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014 _conference paee2014_submission_45 PEER.pdfArtigo386,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID