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https://hdl.handle.net/1822/31065
Título: | Avaliação dos potenciais benefícios para a saúde associados à utilização regular de modos suaves de transporte: um caso de estudo na cidade de Viana do Castelo |
Outro(s) título(s): | Evaluation of potential health benefits associated with regular use of soft modes of transport: a case study in the city of Viana do Castelo |
Autor(es): | Lourenço, Rui Daniel Pereira |
Orientador(es): | Ribeiro, Paulo Arsénio, Elisabete |
Palavras-chave: | Modos suaves (ativos) Benefícios para a saúde Espaço público Planeamento urbano Mobilidade sustentável Active modes Health benefits Public space Urban planning Sustainable mobility |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O automóvel tem sido nas últimas décadas o principal modo de transporte utilizado para
realizar as deslocações diárias. Este fato é também, resultante do crescimento económico dos
países, regiões e cidades, bem como do investimento centrado nas infraestruturas rodoviárias
associado a taxas de motorização elevadas.
Este cenário levou a que as cidades fossem projetadas em função do automóvel, pelo que
grande parte do espaço público urbano está hoje dedicado à circulação e estacionamento dos
veículos automóveis, com os inúmeros inconvenientes para a circulação de outros modos de
transporte, designadamente de peões e ciclistas.
A conceção de espaços públicos que não privilegiam as deslocações a pé ou de bicicleta,
contribuem para aumento do sedentarismo e para um estilo de vida sem atividade física
regular, constituindo um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crónicas
como as doenças cardiovasculares, excesso de peso e obesidade, diabetes, cancro, saúde
músculo-esquelética e bem-estar psicológico.
Esta dissertação centra-se na temática da relação que existe entre a atividade física regular
proporcionada pelos modos de transporte suaves e a saúde, incluindo a aplicação da
ferramenta HEAT desenvolvida pela OMS para estimar os benefícios para a saúde que podem
decorrer da utilização regular dos modos pedonal e ciclável, ferramenta esta que pode servir
como instrumento de apoio ao planeamento urbano visando a mobilidade sustentável. Over the last decades, the private car has been the main transport mode used for daily commuting trips. This fact is also the result of the economic growth of countries, regions and cities, along with transport investments centered on road infrastructures and associated high motorization. The above scenario led cities to be planned for the purpose of car traffic, such that a significant part of the urban public space is dedicated today to vehicles’ flows and parking, with various drawbacks to other transport modes, particularly for pedestrians and cyclists. The design of such public spaces that do not account for the pedestrians and cyclists needs contribute to increased sedentary levels and lifestyles without regular physical activity, forming a risk factor for the development of several chronic diseases such as cardiovascular diseases, weight excess and obesity, diabetes, cancer, musculoskeletal health and negative effects on psychological well-being. This dissertation is centered on the thematic of the relationship between regular physical activity provided by active modes and health, including the implementation of the HEAT tool developed by the WHO to estimate the health benefits that can result from regular walking and cycling. The HEAT tool can support urban planning activities aiming at achieving sustainable mobility. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Planeamento e Infraestruturas de Transporte) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31065 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
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