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https://hdl.handle.net/1822/30789
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa | por |
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2014-11-06T16:25:02Z | - |
dc.date.available | 2014-11-06T16:25:02Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30789 | - |
dc.description.abstract | A avaliação é encarada como prática social (Pinto & Santos, 2006) inscrita num sistema de procedimentos que desempenharam funções em reorganizações sociais no caminho do desenvolvimento, sendo que, as funções da avaliação estão profundamente relacionadas com os movimentos da comunidade e das suas culturas. Podemos afirmar que a pressão da competitividade sob a forma de alto rendimento, eficiência (Stoll & Mortimore, 1997) e sistemas de excelência estão a afetar as escolas e os professores. Vivemos numa era de avaliação, de accountability (Afonso, 2010), de resultados e indicadores e de vigilância da comunicação social. A presente comunicação resulta de uma investigação de mestrado na área de especialização em Desenvolvimento Curricular e está inserida no projeto de investigação de avaliação externa de escolas (FCT – PTDC/CPE-CED/116674/2010), a decorrer na Universidade do Minho. Nesta comunicação pretendemos analisar os conceitos teóricos relacionados com a avaliação externa de escolas em Portugal como accountability, qualidade, eficácia e melhoria, bem como, liderança recorrendo a uma abordagem metodológica, no quadro do modelo quantitativo e qualitativo. As técnicas de recolha de dados incidem em entrevistas (Bodgan & Biklen, 1994), questionários, e análise documental enquanto na análise de dados serão utilizados procedimentos estatísticos e a análise de conteúdo. | - |
dc.description.sponsorship | Apoio à Edição - Fundação para a Ciência e a Tecnologia; O texto foi redigido no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010,financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Impacto e efeitos da avaliação externa nas estruturas intermédias de gestão | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11 - 13 set. 2013 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 4020 | por |
oaire.citationEndPage | 4030 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Estruturas Intermédias de Gestão.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |