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dc.contributor.authorCosta, Natália Maria Barbosa de Sousapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2014-11-06T16:25:02Z-
dc.date.available2014-11-06T16:25:02Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30789-
dc.description.abstractA avaliação é encarada como prática social (Pinto & Santos, 2006) inscrita num sistema de procedimentos que desempenharam funções em reorganizações sociais no caminho do desenvolvimento, sendo que, as funções da avaliação estão profundamente relacionadas com os movimentos da comunidade e das suas culturas. Podemos afirmar que a pressão da competitividade sob a forma de alto rendimento, eficiência (Stoll & Mortimore, 1997) e sistemas de excelência estão a afetar as escolas e os professores. Vivemos numa era de avaliação, de accountability (Afonso, 2010), de resultados e indicadores e de vigilância da comunicação social. A presente comunicação resulta de uma investigação de mestrado na área de especialização em Desenvolvimento Curricular e está inserida no projeto de investigação de avaliação externa de escolas (FCT – PTDC/CPE-CED/116674/2010), a decorrer na Universidade do Minho. Nesta comunicação pretendemos analisar os conceitos teóricos relacionados com a avaliação externa de escolas em Portugal como accountability, qualidade, eficácia e melhoria, bem como, liderança recorrendo a uma abordagem metodológica, no quadro do modelo quantitativo e qualitativo. As técnicas de recolha de dados incidem em entrevistas (Bodgan & Biklen, 1994), questionários, e análise documental enquanto na análise de dados serão utilizados procedimentos estatísticos e a análise de conteúdo.-
dc.description.sponsorshipApoio à Edição - Fundação para a Ciência e a Tecnologia; O texto foi redigido no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010,financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologiapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleImpacto e efeitos da avaliação externa nas estruturas intermédias de gestãopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11 - 13 set. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage4020por
oaire.citationEndPage4030por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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