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https://hdl.handle.net/1822/30628
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Arriaga, Carlos | - |
dc.contributor.author | Gomes Junior, Nodgi Goyana | por |
dc.date.accessioned | 2014-10-28T10:08:21Z | - |
dc.date.available | 2014-10-28T10:08:21Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30628 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira | por |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo central analisar o risco de crédito que o Fundo Aeronáutico fica exposto ao utilizar exclusivamente a avaliação das agências de rating para definir suas aplicações financeiras. Deste, derivam-se dois objetivos específicos: analisar a relação entre indicadores encontrados na literatura e a atribuição de rating das agências; e analisar a relação entre os ratings atribuídos pelas agências e a classificação estabelecida pela Resolução n° 2.682/99, publicada pelo Banco Central do Brasil. Trata-se de um estudo de caso, com perfil empírico-analítico. Os resultados revelaram que existe relação entre os indicadores contábeis (ou rácios) de Assaff Neto (2012) e Marques et al. (2008) e os ratings atribuídos pelas agências, bem como foi identificada relação entre as classificações do Banco Central do Brasil (Resolução 2.682/99) e os ratings da Fitch. A pesquisa atingiu seu objetivo geral por ter sido constatado que o risco de crédito - relacionado ao fato de o Fundo Aeronáutico utilizar exclusivamente a avaliação das agências de rating na definição de suas aplicações financeiras - advém da assimetria de informação, decorrente da ausência dos dados que levaram as agências a atribuírem seus ratings, bem como da não utilização de outras ferramentas de análise financeira que auxiliem no acompanhamento da gestão dos bancos. O Comando da Aeronáutica, ao se utilizar dos resultados desta pesquisa para definir as aplicações do Fundo Aeronáutico, conseguirá acompanhar melhor a gestão dos bancos, ao identificar rácios com maior afinidade entre os significativamente correlacionados e os parâmetros utilizados para atribuição dos ratings das agências. Adicionalmente, os resultados deste estudo não se restringem ao contexto do Fundo Aeronáutico, podem ser aplicados por quaisquer gestores de recursos públicos ou privados, que busquem aferir se a atribuição de rating das agências é condizente com o desempenho da instituição bancária. | por |
dc.description.abstract | The research has the core objective analyze the credit risk that the Aeronautical Fund is exposed to exclusively use assessments from rating agencies to define their financial investments. From this, derive two specific objectives: to analyze the relationship between indicators found in the literature and the rating agencies; and analyze the relationship between the ratings assigned by the agencies and the classification established by Resolution No. 2682/99, published by the Central Bank of Brazil. This is a case study with empirical-analytical profile. The results revealed that there is a relationship between financial indicators (or ratios) of Assaff Neto (2012) and Marques et al. (2008) and the ratings assigned by the agencies and was identified relationship between the classifications of the Central Bank of Brazil (Resolution 2682/99) and the ratings of Fitch. The study achieved its main objective by having been found that the credit risk - related to the fact the Aeronautical Fund exclusively use assessments of rating agencies in defining their financial investments - stems from information asymmetry, due to the absence of data led the agencies to allocate their ratings and not use the other tools of financial analysis to assist in monitoring the management of the banks. The Air Force Command, when using the results of this research to define the applications of Aeronautical Fund, will better monitor the management of banks to identify ratios with higher affinity and significantly correlated among the parameters used for assigning the ratings agencies. Additionally, the results of this study are not restricted to the context of the Aeronautical Fund, can be applied by managers of any public or private funds, which seek to assess whether the rating agencies is consistent with the performance of the bank. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Comando da aeronáutica | por |
dc.subject | Fundo aeronáutico | por |
dc.subject | Risco de crédito | por |
dc.subject | Agências de rating | por |
dc.subject | Banco Central do Brasil | por |
dc.subject | Air force command | por |
dc.subject | Aeronautical fund | por |
dc.subject | Credit risk | por |
dc.subject | Rating agencies | por |
dc.subject | Central Bank of Brazil | por |
dc.title | Determinantes do risco de crédito e a avaliação das agências de rating : estudo de caso do Fundo Aeronáutico | por |
dc.title.alternative | Determinants of credit risk and the assessment of rating agencies : case study of Aeronautical Fund | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 336.77.067 | por |
dc.identifier.tid | 201072491 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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