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https://hdl.handle.net/1822/30545
Título: | O marketing interno como reforço da identidade corporativa |
Outro(s) título(s): | Internal marketing as reinforcement of a corporate identity |
Autor(es): | Cunha, Carla Maria Pereira Rodrigues da |
Orientador(es): | Simões, Cláudia |
Palavras-chave: | Marketing interno Identidade corporativa Orientação para o cliente Cultura da qualidade Comunicação Comportamento Internal marketing Corporate identity Costumer orientation Quality culture Communication Behaviour |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Num contexto de globalização, onde a competitividade impera o mundo
empresarial, torna-se importante as empresas desenvolverem estratégias que permitam
diferenciar-se das concorrentes e alcançar vantagens competitivas. Assim, o presente
estudo tem como objetivo analisar e evidenciar a eficácia e a eficiência do marketing
interno numa identidade corporativa, através da análise do comportamento dos seus
colaboradores.
A subjetividade do tema e a necessidade de estudos nesta área, nomeadamente
em Portugal, deu origem à escolha de uma abordagem qualitativa de caráter
exploratório com recurso a entrevistas que foram complementadas com fontes
secundárias. Assim, procurou-se realizar este estudo numa empresa de serviços que
pertence a um grupo empresarial com destaque no Norte do país.
Das principais conclusões da investigação, fica claro que o marketing interno é
uma ferramenta poderosa no comportamento dos colaboradores, contribuindo deste
modo para o reforço da identidade corporativa. Os resultados mostram também algumas
pistas estratégicas para a gestão das empresas, nomeadamente as lideranças. In a global context where competitiveness rules the corporate world it is important for companies to develop strategies that allow them to be different from their opponents and gain competitive advantages. As such, the present study aims at analysing and highlighting the internal marketing’s efficiency and effectiveness in a corporate identity by studying its collaborators’ behaviour. This theme’s subjectivity and the necessity for the development of this field studies, namely in Portugal, has led to the selection of an exploratory qualitative approach through interviews complemented by secondary sources. This study was conducted in a services company inserted in a prominent corporate group in the North of the country. From the main research results it becomes clear that internal marketing is a powerful tool in what concerns the company’s collaborators behaviour, which contributes to strengthening corporate identity. The results also show some strategic clues for the companies’ management, specifically for the leadership ranks. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30545 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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