Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30515
Título: | Influence of fluency, vocabulary, and reasoning on reading comprehension |
Outro(s) título(s): | Influência da fluência, do vocabulário, e do raciocínio na compreensão da leitura |
Autor(es): | Freitas, Tânia Catarina da Silva |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda da Silva Cadime, Irene Maria Dias |
Palavras-chave: | Reading comprehension Reading fluency Vocabulary Reasoning Compreensão da leitura Fluência Vocabulário Raciocínio |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | The present study aims to investigate the effect of fluency, vocabulary and reasoning on
reading comprehension in students of the second (n = 76), and fourth (n = 83) grades. It were
administered: the Reading Comprehension Test (TCL – Teste de Compreensão da Leitura;
Cadime et al., 2013), the Reading Fluency Test (TLF – Teste de Fluência de Leitura; Ribeiro,
et al., in press), the Vocabulary subtest from the Wechsler Intelligence Scale for Children
(WISC – III; Wechsler, 2003), and the Incomplete Sentences Test (Frases Incompletas –
Brito & Almeida, 2009). Results indicated that the three variables are correlated with reading
comprehension and that the effect size varies according to the school grade, decreasing for
higher grades. Multiple linear regression analyses revealed that, in second grade, all three
variables were statically significant predictors and that the model explained 52.3% of the
variance in reading comprehension. In the fourth grade, the model explained 20.3% of the
variance in reading comprehension, but verbal reasoning was the only significant predictor.
The results are discussed and limitations and guidelines for future research are presented. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da fluência, vocabulário e raciocínio na compreensão da leitura em alunos do segundo (n=76) e quarto (n=83) anos de escolaridade. Foram aplicados: o Teste de Compreensão da Leitura (Cadime et al., 2013), o Teste de Fluência de Leitura (Ribeiro et al., no prelo), a prova de vocabulário da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (Wechsler, 2003) e a prova Frases Incompletas (Brito & Almeida, 2009). Os resultados mostraram que as três variáveis estão correlacionadas com a compreensão da leitura e que a magnitude do efeito varia de acordo com o ano de escolaridade. As análises de regressão linear múltipla indicaram que, no segundo ano, as três variáveis eram preditores estatisticamente significativos e que o modelo explicava 52.3% da variância no desempenho em compreensão da leitura. No quarto ano, o modelo explicou 20.3% da variância na compreensão, mas apenas o raciocínio verbal foi identificado como preditor significativo. A par da discussão dos resultados, apontam-se ainda limitações deste estudo e orientações para estudos futuros. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30515 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tânia Catarina da Silva Freitas.pdf Acesso restrito! | 3,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |