Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30450
Título: | O conceito "Língua de Herança" na perspetiva da Linguística e da Didática de Línguas: considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha |
Autor(es): | Flores, Cristina Melo-Pfeifer, Sílvia |
Palavras-chave: | Língua de herança Perspetiva pluridisciplinar |
Data: | 2014 |
Editora: | Instituto de Letras e Linguística |
Revista: | Domínios da Lingu@gem |
Resumo(s): | Este estudo parte da constatação de que a Línguística e a Didática de Línguas se debruçam, com os seus instrumentos heuristicos e conceptuais próprios, sobre o conceito de Língua de Herança, explicando, de forma diferenciada (mas complementar) aspetos alusivos à aquisição, uso e manutenção daquela língua em contextos migratórios. Partindo de um conjunto único de entrevistas a alunos de Português Língua de Herança em contexto extra-curricular alemão, evidenciamos os pontos de contacto e as linhas de fuga de ambas as perspetivas diciplinares, nas suas abordagens ao desenvolvimento de competências linguísticas em contexto migratório. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30450 |
ISSN: | 1980-5799 |
Versão da editora: | http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/index |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flores_Melo-Pfeifer.2014-libre.pdf | Documento principal | 797,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |