Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30352

TítuloConstrução e validação de uma prova de matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade
Autor(es)Lopes, João
Buenob, Maurício
Palavras-chaveConhecimentos matemáticos
Prova de conhecimentos
Teoria de resposta ao item
Item response theory
Knowledge test
Mathematical knowledge
Data2014
EditoraSpringerOpen
RevistaPsicologia: Reflexão e Crítica
Resumo(s)Este estudo tem como objetivo apresentar um instrumento de 46 itens para avaliação de conhecimentos matemáticos para os primeiros quatro anos de escolaridade. Participaram no estudo 505 crianças portuguesas do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os 12 anos. Uma análise fatorial de primeira e de segunda ordem revelou a existência de cinco fatores primários que se agrupam num único fator de segunda ordem relacionado com o conhecimento geral em matemática. Uma análise psicométrica com base no modelo de Rasch da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu depurar as propriedades psicométricas dos itens. A validade desenvolvimental do instrumento para os quatro anos de escolaridade abrangidos foi igualmente investigada e discutida. Palavras-chave: Conhecimentos matemáticos, prova de conhecimentos, teoria de resposta ao item. Abstract This study presents a forty-six item instrument for the assessment of mathematical knowledge for fi rst to fourth graders. Participants are 505 primary school Portuguese students from 1st to 4th grade, between six and 12 years old. A fi rst and second order factor analysis of the items shows that there are fi ve primary factors that are grouped in a single factor of second order related to general mathematical knowledge. A psychometric analysis based on Rasch’s model of the Item Response Theory (IRT) was conducted in order to clear up the psychometric properties of the items. The developmental validity of the instrument for primary grades is also reported and discussed. Keywords: Mathematical knowledge, knowledge test, item response theory. * Endereço para correspondência: Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30352
DOI10.1590/1678-7153.201427303
ISSN1678-7153
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014 - Construção e Validação de uma Prova de Matemática.pdf474,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID