Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30268
Título: | Desenvolvimento profissional docente : contributo das redes sociais |
Autor(es): | Faria, Paulo Faria, Ádila Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Redes sociais Desenvolvimento profissional docente Professores Social networks Teacher professional development Teachers |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | A formação de professores desenvolvida através de redes ou comunidades virtuais apresenta
uma tendência cada vez maior, a crer nas investigações mais recentes, que configura um quadro próximo de um verdadeiro ecossistema educativo. Ultrapassar ideias preconcebidas que muitos professores têm em relação às experiências com tecnologias digitais, só será possível através do seu envolvimento em
experiências pessoais concretas e também através do contacto com experiências bem sucedidas em comunidades de prática.
Temos em curso dois estudos, conducentes a doutoramento e em fase de conclusão, que abordam esta problemática. Neste artigo: (a) identificamos e descrevemos de modo breve dois projetos de uso da rede social NING com vários objetivos, entre eles o de contribuir para desenvolvimento profissional docente; (b)
referimos os instrumentos de recolha de dados e as técnicas de análise; (c) apresentamos resultados parciais de ambos os estudos. Based on the latest research teacher training developed through networks or virtual communities presents an increasing tendency, providing a framework to a true educational ecosystem. Overcoming preconceptions that many teachers have in relation to experiments with digital technologies will only be possible through their involvement in concrete personal experiences and also through contact with successful experiences in communities of practice. We have two on-going nearing completion studies leading to PhD degrees that address this issue. In this article we: (a) identify and briefly describe two projects on the use of the NING social network with various objectives, including to contribute to teacher professional development; (b) refer to the instruments of data collection and analysis techniques; (c) present partial results of both studies. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30268 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE CONTRIBUTO DAS REDES SOCIAIS.pdf | 437,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |