Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30196

TítuloOs programas de educação física e o nível de desempenho motor na ginástica : um estudo exploratório com alunos do 11º ano de escolaridade
Autor(es)Silva, Ana Filipa Martins da
Orientador(es)Sá, César Augusto
Palavras-chaveEducação física
Processo ensino – aprendizagem
Programa nacional de educação física
Ginástica
Ensino regular
Physical education
Teaching - learning process
National program of physical education
Gymnastics
Regular education
Data2014
Resumo(s)O presente documento surge como meio de descrição, análise e reflexão relativamente às aprendizagens e vivências ocorridas durante o ano letivo 2012/2013, enquanto professora estagiária de Educação Física, numa Escola Secundária de Viana do Castelo. Apresenta três grandes pilares no que diz respeito à sua estrutura e conteúdo, sendo eles o Enquadramento Contextual da Prática Supervisionada, a Realização da Prática de Ensino Supervisionada e a Investigação e Desenvolvimento Profissional. Quanto ao primeiro tópico, nele são apresentados o enquadramento pessoal, o enquadramento institucional e a turma de intervenção. No segundo tópico são enunciados todos os pontos-chave relativos à Organização e Gestão do Ensino Aprendizagem bem como a Participação na Escola e a Relação com a Comunidade. Relativamente à Investigação e Desenvolvimento Profissional, é uma parte essencial deste relatório, uma vez que apresenta um estudo científico tendo por base as competências motoras dos alunos na Ginástica. Esta investigação tem como objetivo verificar se, após o término do 10º ano de escolaridade, os alunos atingiram ou não as metas de aprendizagem estabelecidas pelo Programa Nacional de Educação Física, relativamente à modalidade de Ginástica. Numa amostra por conveniência de 22 alunos, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, de ambos os sexos, foi possível constatar que, numa vertente global, o nível de insucesso na realização dos exercícios é muito superior ao nível de sucesso. Desta forma, verifica-se que os alunos não cumprem as metas e os objetivos estabelecidos pelo Programa Nacional de Educação Física, para o 10ºano de escolaridade.
This document appears as a mean of description, analysis and reflection regarding to the learning and experiences that occurred during the school year of 2012/2013, as a trainee teacher of Physical Education in a Viana do Castelo’s Secondary School. It presents three major pillars in concern to its structure and content, being them the Contextual Framework of Supervised Practice, Realization of Supervised Teaching Practice, and the Research and Professional Development. Regarding the first topic, its personal framework, the institutional framework and the class intervention are presented. In the second topic are listed all the key points relating to the Organization and Management of Teaching – Learning Process as well as School Participation and Community Relations. Respecting to Research and Professional Development, it is an essential part of this report, once it presents a scientific study based on the motor skills of Gymnastics students. This research aims to determine whether, after the 10th grade, students reached or not the learning target set by the National Program of Physical Education regarding to Gymnastics. In a convenience sample of 22 both sexes’ students, aged between 16 and 18 years, it was found that, in a global dimension, the failure level in exercises is much higher than the success level. This way, it is ascertain that students do not accomplish the goals and objectives established by the National Program of Physical Education for the 10th grade.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30196
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Filipa Martins da Silva.pdf
Acesso restrito!
2,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID