Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30196
Título: | Os programas de educação física e o nível de desempenho motor na ginástica : um estudo exploratório com alunos do 11º ano de escolaridade |
Autor(es): | Silva, Ana Filipa Martins da |
Orientador(es): | Sá, César Augusto |
Palavras-chave: | Educação física Processo ensino – aprendizagem Programa nacional de educação física Ginástica Ensino regular Physical education Teaching - learning process National program of physical education Gymnastics Regular education |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente documento surge como meio de descrição, análise e reflexão relativamente às
aprendizagens e vivências ocorridas durante o ano letivo 2012/2013, enquanto professora estagiária
de Educação Física, numa Escola Secundária de Viana do Castelo. Apresenta três grandes pilares no
que diz respeito à sua estrutura e conteúdo, sendo eles o Enquadramento Contextual da Prática
Supervisionada, a Realização da Prática de Ensino Supervisionada e a Investigação e Desenvolvimento
Profissional.
Quanto ao primeiro tópico, nele são apresentados o enquadramento pessoal, o enquadramento
institucional e a turma de intervenção.
No segundo tópico são enunciados todos os pontos-chave relativos à Organização e Gestão do Ensino
Aprendizagem bem como a Participação na Escola e a Relação com a Comunidade.
Relativamente à Investigação e Desenvolvimento Profissional, é uma parte essencial deste relatório,
uma vez que apresenta um estudo científico tendo por base as competências motoras dos alunos na
Ginástica. Esta investigação tem como objetivo verificar se, após o término do 10º ano de escolaridade,
os alunos atingiram ou não as metas de aprendizagem estabelecidas pelo Programa Nacional de
Educação Física, relativamente à modalidade de Ginástica.
Numa amostra por conveniência de 22 alunos, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos,
de ambos os sexos, foi possível constatar que, numa vertente global, o nível de insucesso na realização
dos exercícios é muito superior ao nível de sucesso. Desta forma, verifica-se que os alunos não
cumprem as metas e os objetivos estabelecidos pelo Programa Nacional de Educação Física, para o
10ºano de escolaridade. This document appears as a mean of description, analysis and reflection regarding to the learning and experiences that occurred during the school year of 2012/2013, as a trainee teacher of Physical Education in a Viana do Castelo’s Secondary School. It presents three major pillars in concern to its structure and content, being them the Contextual Framework of Supervised Practice, Realization of Supervised Teaching Practice, and the Research and Professional Development. Regarding the first topic, its personal framework, the institutional framework and the class intervention are presented. In the second topic are listed all the key points relating to the Organization and Management of Teaching – Learning Process as well as School Participation and Community Relations. Respecting to Research and Professional Development, it is an essential part of this report, once it presents a scientific study based on the motor skills of Gymnastics students. This research aims to determine whether, after the 10th grade, students reached or not the learning target set by the National Program of Physical Education regarding to Gymnastics. In a convenience sample of 22 both sexes’ students, aged between 16 and 18 years, it was found that, in a global dimension, the failure level in exercises is much higher than the success level. This way, it is ascertain that students do not accomplish the goals and objectives established by the National Program of Physical Education for the 10th grade. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30196 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Filipa Martins da Silva.pdf Acesso restrito! | 2,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |