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https://hdl.handle.net/1822/30159
Título: | A aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências sociais : contributos do projeto curricular integrado (estudo no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico) |
Autor(es): | Marques, Teresa Cristina Couto |
Orientador(es): | Silva, Carlos M. |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório integra-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino
Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,
e surge no âmbito de uma intervenção pedagógica inserida num contexto de estágio do 2.º ano
do 1.º Ciclo. Tem como objetivo investigar os benefícios da colaboração enquanto estratégia de
desenvolvimento integrado, através de uma abordagem à Aprendizagem Cooperativa.
Este projeto surge da necessidade do contexto em contactar com novas estratégias de
ensino e aprendizagem diferentes da aprendizagem individualizada, baseada no manual escolar
e lecionada para o grande grupo. Deste modo, as intervenções realizadas foram desenvolvidas
em torno de um Projeto Curricular Integrado, utilizando diferentes estratégias que procuraram
motivar os alunos e despertar neles hábitos e o gosto pelo trabalho em cooperação com os
colegas, desenvolvendo, progressivamente, competências sociais relacionadas como a
colaboração, a cooperação, a entreajuda e o respeito.
De uma forma geral, o trabalho desenvolvido no seio deste processo supervisionado de
intervenção pedagógica participante teve um impacto bastante positivo, sendo que se verificou
um progressivo e muito significativo desenvolvimento de competências socias positivas nos
alunos, bem como um aumento de atitudes de colaboração e cooperação. Constatou-se ainda
que, conforme progrediam ao nível das competências sociais, também se tornavam mais
eficientes nos trabalhos realizados, demonstrando um especial gosto pelas estratégias da
Aprendizagem Cooperativa e uma grande motivação e entusiasmo nos assuntos relacionados
com o Projeto Curricular Integrado.
Assim sendo, toda a intervenção pedagógica, contribuiu, não só para analisar e avaliar o
impacto das estratégias implementadas, tanto no desenvolvimento global das crianças, como na
motivação e promoção de hábitos de trabalho cooperativo, incluindo o desenvolvimento de
competências interpessoais positivas, como também promoveu o meu desenvolvimento
curricular e profissional, proporcionando-me novas experiências e aprendizagens enriquecedoras,
diversificadas e significativas. The present report is incoprated in the Supervised Teaching Pratice II Course, of the Preschool and Primary School Teaching Masters Degree, and emerges in the area of an embedded pedagogical intervention as an internship in the second year of primary school, aiming to investigate the benefits of collaboration while integrating a development strategy, through an approach to cooperative learning. This project surfaces from the necessity of this second year class to be in interaction with new teaching and learning strategies different from the individualized learning, based on the textbook and taught for a large group. This way, the interventions implemented were developed around an Intergrated Curriculum Project, using different strategies to motivate the students and awake within them habits and a love for group works, developing, progressively, related social skills such as collaboration, cooperation, helping each other and respect. In general, the work within this process of supervised pegogical participation intervention had a rather positive impact, being that there was a gradual, but significant, development of the students positive social skills, as well as the capacity to collaborate and cooperate. It was also observed that as their levels of social skills increased, they also became more efficient in their work, demonstrating a fondness for the cooperative learning strategy, a great motivation and enthusiasm for matters related to the Intergrated Curriculum Project. Therefore, all pedagogical intervention, contributed not only to analyze and evaluate the impact of the implemented strategies, in both global development of the children and promotion of cooperative work habits, including the development of positive interpersonal skills, but promoted also my curricular and professional development, providing new experiences and enriching, diverse and meaningful learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30159 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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