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TítuloA otimização da respiração na aprendizagem da trompete
Autor(es)Azevedo, Henrique Nuno Silva de
Orientador(es)Martingo, Ângelo
Palavras-chaveMúsica
Trompete
Ensino
Respiração
Incentivadores respiratórios
Sistema respiratório
Music
Trumpet
Music teaching
Breathing
Incentive spirometry
Respiratory sistem
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio, realizado com alunos do ensino básico do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, apresenta os resultados de um projeto que teve como principal finalidade o desenvolvimento e exercício do sistema respiratório, através da utilização de aparelhos incentivadores. Apesar de a respiração ser uma componente frequentemente abordada no ensino da trompete, não é usual a utilização de aparelhos que auxiliem o seu desenvolvimento. Numa primeira fase, procedeu-se à demonstração dos aparelhos incentivadores respiratórios aos alunos intervencionados, abordando a sua utilidade e modo de utilização. Os aparelhos foram, posteriormente, utilizados diariamente pelos mesmos, sob orientação do professor. Numa fase pré e pós intervenção foram ainda adquiridos, através de gravação áudio, alguns sons emitidos pelos alunos, de forma a comparar a sua evolução em termos de amplitude e timbre. Os resultados foram bastante positivos nos alunos intervencionados, havendo um aumento na amplitude sonora e uma melhoria significativa na qualidade tímbrica. É de realçar a importância da realização de exercícios de respiração no ensino da trompete e da utilização de materiais motivadores nos primeiros anos de formação de um trompetista. Ao longo desta intervenção, foi visível a motivação por parte dos alunos aquando da prática de exercícios com os aparelhos incentivadores respiratórios. Os aspectos técnicos acima referidos conjugados com a motivação demonstrada pelos alunos perante exercícios com aparelhos de incentivo, resultaram numa melhoria da performance a nível global de todos os alunos selecionados para esta intervenção.
The present internship report , conducted with elementary school students from the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, presents the results of a project that had as the main purpose the development and exercise of the respiratory system through the use of incentive devices . Although breathing is a component frequently addressed in Trumpet teaching, is not usual to use devices that help their development. Initially, we proceeded to the demonstration of the respiratory devices to the intervened students, addressing its utility and possible usages. The devices were then used daily by the students, under the guidance of the teacher. In a pre and post intervention phase were also acquired, through audio recording, some sounds by the students in order to compare their evolution in terms of amplitude and timbre. The results were very positive in the intervened students, verifying an increase in the sound amplitude and a significant improvement in tonal quality. It is to emphasize the importance of performing breathing exercises in trumpet teaching and of the use of motivator materials in the formative years of a trumpeter. Throughout this intervention, it was visible among students, the motivation with the breathing devices when practicing exercises. The conjugation of the above technical aspects with the motivation demonstrated by the students with the exercises with incentive devices resulted in an improvement of the overall performance level of all students selected for this intervention.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30145
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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