Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30129

TítuloCompreender e prevenir o erro : contributos para a aprendizagem da competência ortográfica : um estudo no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico
Autor(es)Ribeiro, Diana Areias
Orientador(es)Silva, Carlos M.
Data2014
Resumo(s)Este trabalho apresenta todo o percurso investigativo realizado durante uma intervenção pedagógica desenvolvida numa turma do 2.º ano de escolaridade. Configurando-se como um projeto de investigação-ação, este teve finalidades, quer de natureza pedagógica, quer de natureza investigativa. Desta forma, o objetivo central deste projeto configurou-se pelo interesse em conhecer o impacto de estratégias de intervenção no âmbito da promoção da competência ortográfica e da aprendizagem dos processos de escrita de textos. Nesse sentido, foi meu objetivo compreender, aperfeiçoar e avaliar as minhas práticas pedagógicas nas áreas em estudo, permitindo, assim, o desenvolvimento de competências profissionais. A intervenção pedagógica foi desenvolvida através da metodologia de Projeto Curricular Integrado, no qual destaco a atividade integradora “Caça ao erro para melhor escrever!”, que é o objeto de estudo central neste relatório. Esta intervenção consistiu na implementação de diferentes atividades e estratégias, mobilizadas em torno da ortografia e da escrita de textos, promovendo as habilidades metacognitivas dos alunos, para tornar as aprendizagens significativas e enriquecedoras. Para isso, recorri a diversas estratégias e instrumentos de recolha de informação que permitiram sustentar a avaliação deste projeto. A análise dos dados recolhidos foi predominantemente qualitativa e pontualmente quantitativa. Os resultados obtidos revelam que os alunos evoluíram nos seus saberes relativamente às convenções da ortografia e aos processos de escrita de textos, nos quais se evidenciou igualmente a revisão ortográfica. Especificamente referindo-me à competência ortográfica, os alunos compreenderam as estratégias recorrentes das duas vias utilizadas no acesso à escrita ortográfica das palavras do português: a via fonológica (unidades e regras de correspondência entre sons e unidades sonoras) e a via lexical (memorização da forma ortográfica da palavra). Do mesmo modo, os alunos demonstraram ter aprendido explicitamente estratégias que podem mobilizar para futuras situações de escrita, tanto ao nível da questão ortográfica, como de outros aspetos em jogo numa produção textual. O relato deste projeto finaliza com uma reflexão sobre o impacto do trabalho por mim realizado no desenvolvimento das minhas competências, enquanto pessoa e futura profissional da educação, das quais saliento a capacidade reflexiva.
This study presents the entire investigative path realized during a pedagogical intervention developed in a second grade class of the first cycle of Basic. Setting up as an action - research project, had this purpose, either pedagogical or investigative in nature. Thus, the main goal of this project set up by the interest in knowing the impact of intervention strategies in promoting spelling competence and learning the processes of writing texts. In this sense, my goal was to understand, optimize and evaluate my pedagogical practices in the areas under study, thus allowing the development of professional skills. The educational intervention was developed through the methodology of Integrated Curriculum Project, in which I highlight the integrative activity "Error hunt for a better writing", that is the central object of study in this report. This intervention consisted of the implementation of different activities and strategies, mobilized around the spelling and the writing of texts, promoting metacognitive skills of students, to make learning meaningful and enriching. For this, I resorted to various strategies and instruments to collect information that enabled support the evaluation of this project. The analysis of the data collected was predominantly qualitative and quantitative punctually. The results show that students progressed in their knowledge in relation to the conventions of spelling and processes of writing texts, which showed also proofreading. Specifically referring to the spelling proficiency, students understood the recurrent strategies used in the two ways access to the written words of the Portuguese spelling: phonological route (units and rules of correspondence between sounds and sound units) and via lexical (memorization of the form spelling of the word). Similarly, the students showed that they explicitly learned strategies that can be mobilized for future situations of writing, as well as in spelling terms, as in other aspects belonging in textual production. The report of this project concludes with a reflection on the impact of the work carried out by me in developing my skills as a person and future professional of education, which I emphasize the reflective capacity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30129
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diana Areias Ribeiro.pdf11,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID