Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30129
Título: | Compreender e prevenir o erro : contributos para a aprendizagem da competência ortográfica : um estudo no 2º ano do 1º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Ribeiro, Diana Areias |
Orientador(es): | Silva, Carlos M. |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este trabalho apresenta todo o percurso investigativo realizado durante uma intervenção
pedagógica desenvolvida numa turma do 2.º ano de escolaridade. Configurando-se como um
projeto de investigação-ação, este teve finalidades, quer de natureza pedagógica, quer de
natureza investigativa. Desta forma, o objetivo central deste projeto configurou-se pelo interesse
em conhecer o impacto de estratégias de intervenção no âmbito da promoção da competência
ortográfica e da aprendizagem dos processos de escrita de textos. Nesse sentido, foi meu
objetivo compreender, aperfeiçoar e avaliar as minhas práticas pedagógicas nas áreas em
estudo, permitindo, assim, o desenvolvimento de competências profissionais.
A intervenção pedagógica foi desenvolvida através da metodologia de Projeto Curricular
Integrado, no qual destaco a atividade integradora “Caça ao erro para melhor escrever!”, que é o
objeto de estudo central neste relatório. Esta intervenção consistiu na implementação de
diferentes atividades e estratégias, mobilizadas em torno da ortografia e da escrita de textos,
promovendo as habilidades metacognitivas dos alunos, para tornar as aprendizagens
significativas e enriquecedoras. Para isso, recorri a diversas estratégias e instrumentos de
recolha de informação que permitiram sustentar a avaliação deste projeto. A análise dos dados
recolhidos foi predominantemente qualitativa e pontualmente quantitativa.
Os resultados obtidos revelam que os alunos evoluíram nos seus saberes relativamente às
convenções da ortografia e aos processos de escrita de textos, nos quais se evidenciou
igualmente a revisão ortográfica. Especificamente referindo-me à competência ortográfica, os
alunos compreenderam as estratégias recorrentes das duas vias utilizadas no acesso à escrita
ortográfica das palavras do português: a via fonológica (unidades e regras de correspondência
entre sons e unidades sonoras) e a via lexical (memorização da forma ortográfica da palavra). Do
mesmo modo, os alunos demonstraram ter aprendido explicitamente estratégias que podem
mobilizar para futuras situações de escrita, tanto ao nível da questão ortográfica, como de outros
aspetos em jogo numa produção textual.
O relato deste projeto finaliza com uma reflexão sobre o impacto do trabalho por mim
realizado no desenvolvimento das minhas competências, enquanto pessoa e futura profissional
da educação, das quais saliento a capacidade reflexiva. This study presents the entire investigative path realized during a pedagogical intervention developed in a second grade class of the first cycle of Basic. Setting up as an action - research project, had this purpose, either pedagogical or investigative in nature. Thus, the main goal of this project set up by the interest in knowing the impact of intervention strategies in promoting spelling competence and learning the processes of writing texts. In this sense, my goal was to understand, optimize and evaluate my pedagogical practices in the areas under study, thus allowing the development of professional skills. The educational intervention was developed through the methodology of Integrated Curriculum Project, in which I highlight the integrative activity "Error hunt for a better writing", that is the central object of study in this report. This intervention consisted of the implementation of different activities and strategies, mobilized around the spelling and the writing of texts, promoting metacognitive skills of students, to make learning meaningful and enriching. For this, I resorted to various strategies and instruments to collect information that enabled support the evaluation of this project. The analysis of the data collected was predominantly qualitative and quantitative punctually. The results show that students progressed in their knowledge in relation to the conventions of spelling and processes of writing texts, which showed also proofreading. Specifically referring to the spelling proficiency, students understood the recurrent strategies used in the two ways access to the written words of the Portuguese spelling: phonological route (units and rules of correspondence between sounds and sound units) and via lexical (memorization of the form spelling of the word). Similarly, the students showed that they explicitly learned strategies that can be mobilized for future situations of writing, as well as in spelling terms, as in other aspects belonging in textual production. The report of this project concludes with a reflection on the impact of the work carried out by me in developing my skills as a person and future professional of education, which I emphasize the reflective capacity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30129 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diana Areias Ribeiro.pdf | 11,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |