Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30119
Título: | Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação |
Outro(s) título(s): | Academic engagement in engineering students: contributions to the internal and external validation of an assessment scale |
Autor(es): | Costa, Alexandra Ribeiro Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Ensino Superior Envolvimento académico Abandono Sucesso académico Higher education Academic engagement Dropout Academic success |
Data: | Jun-2014 |
Editora: | Revista E-Psi & PsyAssessmentLab |
Revista: | Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde |
Resumo(s): | Face à relevância do envolvimento académico dos estudantes , e à necessidade da sua avaliação, este artigo analisa a validade interna e externa de uma escala junto de estudantes de engenharia. Uma amostra de 360 estudantes preencheu o Inventário de Envolvimento Académico de Estudantes do Ensino Superior (USEI). Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória replicam a estrutura tridimensional do instrumento (Envolvimento Comportamental, Envolvimento Emocional e Envolvimento Cognitivo) junto desta amostra de estudantes, com índices de consistência interna situados entre .61 e .80 para as três dimensões. Em termos de validade externa, apenas a dimensão emocional está relacionada com a intenção de abandono do curso, enquanto que a dimensão comportamental é a única com o impacto estatisticamente significativo na explicação do rendimento académico dos estudantes. Given the importance of students’ academic engagement, and the need for its assessment, this paper examines the internal and external validity of a scale with a sample of engineering students. Participants included 360 students who completed the University Student Engagement Inventory (USEI). The results of Confirmatory Factor Analysis replicated the three-dimensional structure of the questionnaire (Behavioral Engagement, Emotional Engagement, and Cognitive Engagement) with this sample of students, obtaining reliability coefficients ranging from .61 to .80 for the three dimensions. In terms of external validity, only the emotional dimension is related with students’ intention to dropout, while the behavioral dimension is the only one with a statistically significant impact on students’ academic performance. |
Tipo: | Artigo |
Descrição: | Volume temático da Revista e-psi "Adaptação e sucesso académico no ensino superior" |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30119 |
ISSN: | 2182-7591 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adaptacao e Sucesso Academico no Ensino Superior.pdf | 485,61 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |