Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30052
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Joana | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda da Silva | - |
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T13:48:34Z | - |
dc.date.available | 2014-09-08T13:48:34Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Cruz, J., Ribeiro, I., & Viana, F. L. (2014). Jogos Interativos de Leitura. Lisboa. Rede de Bibliotecas Escolares | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30052 | - |
dc.description.abstract | JIL é o acrónimo de Jogos Interativos de Leitura. Tem como objetivos: a) promover a motivação para a leitura e para a escrita; b) desenvolver a linguagem oral; c) desenvolver competências, atitudes e conhecimentos face à linguagem escrita; d) perceber para que serve ler e escrever. O JIL inclui oito histórias, da autoria de Luísa Ducla Soares, apresentadas em formato áudio, e um conjunto de jogos digitais. Não tem como nalidade antecipar o ensino da leitura e da escrita do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, mas sim desenvolver conhecimentos e competências que são facilitadores da aprendizagem da leitura e da escrita. O JIL é um recurso para os pais e um guia para a leitura de outros livros. Os diferentes jogos propostos podem ser adaptados a outros contos. Pretende-se que os pais se apercebam do papel fundamental que desempenham no desenvolvimento geral dos seus lhos e em particular no gosto pela leitura, bem como incentivar momentos de partilha entre pais e lhos que apoiem novas descobertas. É importante que as crianças procurem sentidos para o que ouvem ler e para o que veem escrito no seu dia a dia, pois deste modo vão desenvolvendo conceções sobre as funções da leitura e da escrita. Acima de tudo, vão-se apercebendo das portas que a leitura e a escrita podem abrir e dos mundos que podem conhecer sendo leitores. Ler PARA e COM os lhos, associando a leitura a “tempo de mimo” é a melhor forma de motivar para a leitura, fazendo nascer o desejo de ler de forma autónoma. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Jogos Interativos de Leitura | por |
dc.type | other | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Publicações Pedagógicas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JIL-BROCHURA PDF.pdf | 6,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |