Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29941

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSolé, Glóriapor
dc.date.accessioned2014-08-06T10:39:08Z-
dc.date.available2014-08-06T10:39:08Z-
dc.date.issued2014-07-14-
dc.identifier.issn0214-4824por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29941-
dc.description.abstractEste artigo começa por relacionar a política educativa, as reformas e os programas no ensino primário em Portugal desde finais do séc. XIX até à atualidade, integrando o manual escolar no quadro legislativo do sistema educativo. Sistematiza-se alguma investigação realizada em Portugal relacionada com manuais escolares, com especial enfoque em estudos sobre manuais de história do ensino primário (1.º Ciclo do Ensino Básico), na linha de investigação em História da Educação e, mais recentemente, em Educação Histórica. Apresenta-se ainda um estudo exploratório de análise de manuais escolares de Estudo do Meio do 1.º CEB em que se procurou averiguar, pela comparação de três manuais escolares de épocas diferentes, as influências dos sistemas educativos das últimas três décadas nas mudanças conceptuais em termos de conteúdos programáticos, objetivos de aprendizagem, e estratégias de ensino.por
dc.description.abstractEste artículo comienza por relacionar la política educativa, las reformas y los programas en la enseñanza primaria en Portugal desde finales del siglo XIX hasta a la actualidad, integrando el manual escolar en el cuadro legislativo del sistema educativo. Se sistematiza alguna investigación realizada en Portugal relacionada con manuales escolares, con especial enfoque en estudios sobre manuales de historia de la enseñanza primaria (1.º ciclo de la Educación Básica), en la línea de investigación en Historia de la Educación y, más recientemente, en Educación Histórica. Se presenta también un estudio exploratorio de análisis de manuales escolares de “Estudio del Medio” (Conocimiento del medio natural, social y cultural) del 1.º CEB en que se buscó averiguar, por la comparación de tres manuales escolares de épocas diferentes, las influencias de los sistemas educativos de las últimas tres décadas respecto a los cambios conceptuales en términos de contenidos programáticos, objetivos de aprendizaje y estrategias de enseñanza.por
dc.description.abstractThis paper relates educational policy, reforms and primary education curricula in Portugal since the end of the nineteenth century till nowadays, integrating textbooks within the statutory framework of educational system. It presents a systematization of some Portuguese research related to textbooks, focusing studies on history textbooks for primary education (1st cycle of basic education), within the research area of History of Education, and most recently in the area of History Education. It also describes an exploratory study analyzing Natural and Social Studies textbooks for primary education, comparing three textbooks from different periods, trying to identify the effects of educational systems throughout the last three decades in conceptual changes concerning contents, learning outcomes and teaching strategies.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de Castilla-la Mancha. Facultad de la Educación de Albacetepor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectProgramaspor
dc.subjectEnsino da Históriapor
dc.subjectEstudo do Meio Socialpor
dc.subjectEducação Primáriapor
dc.subjectManuales escolarespor
dc.subjectEnseñanza de la historiapor
dc.subjectConocimiento del medio naturalpor
dc.subjectSocial y culturalpor
dc.subjectEducación Primariapor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectCurriculapor
dc.subjectHistory teachingpor
dc.subjectSocial Studiespor
dc.subjectPrimary educationpor
dc.titleO manual escolar no ensino primário em Portugal: perspetiva histórica e análise do ensino da História através deste recurso didáticopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revista.uclm.es/index.php/ensayospor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage43por
oaire.citationEndPage64por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleEnsayos : Revista de la Facultad de Educación de Albacetepor
oaire.citationVolume29por
dc.identifier.eissn2171-9098-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalEnsayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacetepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O manual escolar no ensino primário em portugal.pdfartigo publicado na Revista ENSAYOS224,84 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID