Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29849

TítuloTer como palco de fundo as redes sociais. Desafios metodológicos: como o observado muda o observador
Autor(es)Pinheiro, Luzia
Neves, José Pinheiro
Martins, Moisés de Lemos
Editor(es)Coelho, Zara Pinto
Fidalgo, Joaquim
Palavras-chaveMetodologias
Emergências
Redes sociais
Cyberbullying
Methodologies
Emergencies
Social networking
Data2012
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Resumo(s)Num mundo fortemente influenciado pela cultura ecrãnica vivem-se tempos de crise mas também de auge comunicacional. A cultura do ecrã que atingiu o seu ponto máximo com a massificação da Internet e popularismo da utilização das redes sociais como o Orkut, Hi5, Netlog e agora Facebook, assume-se como fonte de inspiração de inúmeras investigações no campo das Ciências da Comunicação e outras áreas. No entanto, apesar do facilitismo de acesso e utilização das redes sociais, metodologicamente falando, enfrentam-se muitos obstáculos. Desafios constantes que apelam diariamente ao nosso potencial criativo investigativo. Emergem assim novas técnicas metodológicas, reciclam-se outras tantas e testam-se outras provenientes das mais variadas áreas. O objetivo? Contornar os obstáculos constantes que, quem investiga, tendo como palco de fundo as redes sociais, tem de enfrentar.
In a world strongly influenced by the screen culture we are living in a time of crisis but also experiencing communication ecstasies. The screen culture that reached its peak with the popularization of the Internet and popularism of the use of social networking sites like Orkut, Hi5, Netlog and now Facebook, it is assumed as a source of inspiration for numerous investigations in the field of Communication Sciences and other areas. Nevertheless, the easy access and use of the social networks, methodologically speaking, researchers are facing a lot of obstacles. Daily we are facing with new challenges that appeal our mind to develop new creative tools of research. From different areas of study new methodological techniques are emerging. This "new techniques" are the result of recycling and testing old techniques. Which is the goal? The obstacles who, whom have the social networks as object of study, has to face.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29849
ISBN978-989-8600-05-9
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1342
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

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