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https://hdl.handle.net/1822/29325
Título: | Comunicação interna e externa nas organizações angolanas: estudo de caso Banco de Fomento Angola |
Autor(es): | Fernandes, Miguel Ângelo Rodrigues |
Orientador(es): | Soares, Ana Maria |
Palavras-chave: | Comunicação interna Comunicação externa Banca Estudo de caso Internal communication External communication Case study Banking |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A Comunicação interna e externa tem vindo cada vez mais a assumir-se dentro das
organizações como uma ferramenta estratégica do que como uma simples disciplina de
informação. De facto, as organizações são confrontadas com novas ferramentas de
Comunicação interna e externa, colocando à prova a sua adaptação às mesmas, de forma
a retirar o máximo de proveito possível disponibilizado por estas ferramentas.
Diversas teorias tentam explicar os contornos da Comunicação interna e externa, para as
formas como estas duas formas de Comunicação entram nos mercados escolhidos para
atuação, na mensuração da disciplina, na associação com as novas tecnologias, na
escolha das ferramentas bem como na abordagem estratégica da mesma.
A escolha de que ferramenta de Comunicação usar é uma decisão de extrema
importância das organizações, pois pode ditar se o resultado da campanha é negativo ou
positivo. As organizações nesta escolha podem decidir-se entre os meios Above ou
Below the Line: Sendo que a primeira escolha tem mais cobertura e a segunda menor
cobertura.
O sector da banca é dos que mais cresce em Angola, em termos de geração de emprego
bem como na concessão de crédito aos agentes económicos. Este estudo visa, após
analisar as duas teorias e ferramentas da Comunicação interna e externa, compreender
de que forma as organizações usam e como podem tirar o máximo proveito dos
benefícios que as mesmas oferecem. Assim realizámos um estudo sobre uma
organização que elege a atividade bancária como principal função, tentando
compreender de que forma a mesma tira vantagem da Comunicação interna e externa.
Foram entrevistadas quatro organizações para este estudo, uma do setor bancário, duas
do setor petrolífero e uma do setor de estudos de mercado. Foram segmentos escolhidos
criteriosamente pelo contributo que dão ao próprio desenvolvimento do objeto em
estudo. As organizações mostraram ainda, através dos dados recolhidos, a importância
estratégica que dão à Comunicação dentro das suas atividades, bem como uma vontade,
característica das organizações vanguardistas, em continuarem a desenvolver as técnicas
de Comunicação interna e externa dentro das suas organizações. Internal and external Communication is increasingly used by organizations as a strategic tool rather than as a simple discipline of information. Increasingly, organizations are faced with new tools for internal and external communication, putting their adaptation to the test by taking the maximum possible advantage of the tools that they provide. Many theories attempt to explain the contours of the internal and external communication, to the ways these two forms of communication chosen to enter into the chosenmarkets, performance for the measurement of the discipline, in combination with new technologies, the choice of tools as well as its strategic approach. The choice of which Communication tool to use is a very important decision for organizations, that can dictate if the result of the campaign is negative or positive. In this choice the organizations can decide between the Above or Below the Line tools: the first choice has more coverage and the second lowest coverage. The banking sector is one of the fastest growing sectors in Angola, in terms of employment generation as well as providing credit to economic agents. This study aims at, after analyzing the two theories and tools of internal and external Communication, understanding how organizations use and how they can take full advantage of the benefits of communication tools. So we conducted a study of an organization that elects banking as its main function, trying to understand how it takes advantage of the internal and external Communication. Four organizations were interviewed for this study, one from the banking sector, two from the oil sector and one from the market research sector. The segments were carefully chosen by the contribution they make to the development itself of the object under study. The organizations also showed, through the data collected, the strategic importance they attach to communication within their activities, as well as a desire, characteristic of avant-garde organizations, further develop the techniques of internal and external communication within their organizations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29325 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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