Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29256

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Rita-
dc.contributor.authorLima, Marcelo Cristiano Martins-
dc.date.accessioned2014-06-05T10:18:00Z-
dc.date.available2014-06-05T10:18:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29256-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Culturapor
dc.description.abstractValendo-me principalmente das técnicas de observação-participação e entrevista semi-estruturada, faço um estudo sobre o ambiente noturno, partindo das primeiras festas marcadas pelos movimentos de contracultura nos anos 1960, até às festas de música alternativa que inundam cidades de todo o mundo na atualidade. Será estudado o festival mais importante a nível mundial, Woodstock Music and Arts Fair, e o festival mais importante a nível nacional, Festival de Vilar de Mouros, como fundo de comparação para as alterações que têm vindo a acontecer no ambiente noturno. Procuro dar especial atenção à alteração dos comportamentos, atitudes e valores dos indivíduos frequentadores desse tipo de eventos e, para isso, será feita uma diferenciação entre grupos. Por um lado teremos os ravers, que mais do que nunca estarão cingidos ao grupo dos trancers, e por outro lado teremos os clubbers, os frequentadores mais assíduos da atual música alternativa em clubs, maioritariamente citadinos. A separação e diferenciação dos grupos será feita tendo em conta diversas teorias sociológicas, designadamente a partir dos contributos de Anthony Giddens sobre os estilos de vida e a identidade pessoal.por
dc.description.abstractUsing mainly participant observational techniques and semi-structured interviews, I present a study about the nightlife, starting from the first parties where the sense of counterculture in the '60s hung to the alternative music festivals that deluge cities throughout the world today. Will be studied the most important festival in the world, Woodstock Music and Arts Fair, and the most important national festival, Festival de Vilar de Mouros, as method of comparison for the changes that have been happening in the nocturnal atmosphere. I will focus in the change of behaviours, attitudes and values of individuals that frequently go to such events, being necessary to make a group distinction. On one hand we will have ravers, that more than ever are linked to the trancers group and secondly we will have the Clubbers, the most assiduous frequenters of the current alternative music in clubs, mostly city dwellers. The separation and differentiation of the groups will be made by taking into account different sociological theories.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRaverspor
dc.subjectTrancerspor
dc.subjectClubberspor
dc.subjectComportamentospor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectValorespor
dc.subjectContraculturapor
dc.subjectFestivaispor
dc.subjectBehaviourspor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectValuespor
dc.subjectCounterculturepor
dc.subjectFestivalspor
dc.titleRavers, trancers e clubbers: valores e comportamentospor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc316.7por
dc.subject.udc316.62por
dc.subject.udc06.078por
dc.identifier.tid201222043por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese final.pdf2,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID