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https://hdl.handle.net/1822/29210
Título: | Os círculos de estudo enquanto modalidade alternativa de formação profissional no contexto de uma Instituição Particular de Solidariedade Social |
Autor(es): | Ferreira, Susana Filipa Carvalho |
Orientador(es): | Martins, Maria Fernanda dos Santos |
Palavras-chave: | Educação / formação de adultos Formação profissional Círculos de estudo Instituição particular de solidariedade social Adult education / training Professional training Study circles Institution private of social solidarity |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio insere-se na área de Especialização de Formação,
Trabalho e Recursos Humanos, no âmbito do Mestrado em Educação, tendo como finalidade a
construção, implementação e avaliação dos círculos de estudo enquanto modalidade alternativa
de formação profissional no contexto de uma Instituição Particular de Solidariedade Social
(IPSS).
A Educação/Formação de Adultos, neste caso específico, da Formação Profissional e
enquanto Estratégia de Gestão de Recursos Humanos, permite aos trabalhadores adquirirem
competências nas mais diversas áreas e saberes, na medida em que propicia um contributo
importante no seu desenvolvimento, no das organizações e consequentemente na sociedade.
Porém, cada vez mais se verifica a necessidade de transformar os habituais métodos e técnicas
pedagógicas e/ou até mesmo investir em diferentes modalidades de formação que
correspondam aos interesses e características das instituições.
Sendo a entidade promotora de estágio uma IPSS verificou-se fundamental impulsionar a
continuidade do desenvolvimento/reciclagem das competências dos seus trabalhadores através
da formação, no entanto, recorrendo a uma modalidade distinta e nova para todos os
intervenientes, os círculos de estudo. A mesma contribuiu para o estudo, a consciencialização e
a autonomia dos participantes.
Desta forma, ao longo da investigação, foram contempladas diversas metodologias,
sobretudo de caracter qualitativo, sendo três as utilizadas, a entrevista, de forma a captar as
opiniões e interesses dos intervenientes, a análise documental, fundamental na construção dos
círculos de estudo e, por fim, o inquérito por questionário, como instrumento de avaliação.
Os resultados da intervenção permitiram concluir que a implementação dos círculos de
estudo nesta entidade causou um efeito positivo nas participantes e embora envolvidos em
alguns obstáculos, potencializaram novas visões no que corresponde ao estudo e à importância
do investimento no autoconhecimento. This report has been elaborated pertaining to the specific area of Specialization of Training, work and human resources within the specific context of a Masters degree in Education and aims towards the construction, implementation and evaluation of study circles as an alternative form of training in the context of a Institution Private of Social Solidarity (IPSS). Adult education/training, in this case, professional training as a Strategy for Human Resource Management, enables workers to acquire skills and knowledge in various fields. It also provides an important contribution with regards to the development of organizations and consequently society. However, there is an increasing need to transform the traditional methods and pedagogical techniques and/or even invest in different training modalities that match the interests and characteristics of institutions. As the promoter of an internship, the IPSS found the promotion of continued development as well as the retraining of its employees essential. However, a new and distinct mode was used for all those involved: study circles. This method contributed towards the study itself as well as the awareness and autonomy of its participants. Thus, throughout the investigation, several methodologies were addressed mainly those of qualitative character. Three methodologies were used namely; the interview in order to capture the views and interests of participants, document analysis which is fundamental in the construction of study circles and finally, a survey which was used as an evaluation tool. The results obtained from this study indicated that the implementation of study circles in this entity had a positive effect on participants regardless of the fact that they experienced some obstacles. It was further concluded that new visions were potentiated which corresponds exactly to the overall objective of the study and the importance of one´s investment in self-knowledge. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29210 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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