Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29200

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Zara Pinto-
dc.date.accessioned2014-05-30T14:23:35Z-
dc.date.available2014-05-30T14:23:35Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29200-
dc.description.abstractOs traços patriarcais que marcam o olhar na imagem cinematográfica têm sido amplamente discutidos desde o trabalho pioneiro de Laura Mulvey sobre o assunto (Mulvey, 1975/1989). O mesmo não acontece nas discussões sobre a imagem publicitária da mulher. Neste artigo defendo que a análise do olhar é fundamental para compreender o funcionamento persuasivo e a eficácia social deste tipo de imagem. Situando-me no quadro da semiótica visual social de Gunther Kress e Theo van Leeuwen (1997), faço uma análise de cinco imagens, centrando-me nas noções de género e de sexualidade que as construções visuais do olhar implicam e produzem. Sugiro que estas imagens criam oportunidades para o desejo e preferências sexuais que escapam à regra heterossexual dominante, e que jogam com as contradições e tensões presentes nas relações de género das sociedades ocidentais actuais.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImagens publicitáriaspor
dc.subjectJogos do olharpor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectSexualidadespor
dc.subjectSemiótica socialpor
dc.titleImagens publicitárias : jogos do olhar, género e sexualidadespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage175por
oaire.citationEndPage184por
oaire.citationTitleComunicação e sociedadepor
oaire.citationVolume11por
sdum.journalComunicação e sociedadepor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2 CS 2007 vol. 11, Pinto-Coelho.pdfdocumento principal447,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID