Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29168
Título: | Ensino de programação de sistemas informáticos: o construtivismo como plataforma impulsionadora de motivação e autonomia na aprendizagem |
Autor(es): | Casal, João |
Orientador(es): | Silva, Bento Duarte da |
Palavras-chave: | Construtivismo Construtivismo tecnológico Motivação para aprendizagem Tecnologia em sala de aula Aprendizagem colaborativa e cooperativa Constructivism Technological constructivism Motivation for learning; technology in classroom Technology in classroom Collaborative and cooperative learning |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | “Qualquer era tecnológica moldou, de alguma maneira, a educação à sua imagem” (Sharples, 2005, p.1). Na era do YouTube, dos smartphones, dos tablets, das redes sociais e da cloud computing, subsistirem ambientes de aprendizagem que não incluem inovação é obrigar
os alunos a saírem da imersão tecnológica em que vivem, retirando-os do seu habitat natural e
obrigando-os a retroceder no tempo para aprender. Na perspetiva oposta, a utilização estratégica
de ferramentas tecnológicas emergentes em sala de aula poderá ser um catalisador de
motivação e autonomia na aprendizagem, dada a curiosidade que geram em seu torno e o seu
potencial inegável.
Este trabalho expõe a aplicação destes princípios no âmbito de um projeto de intervenção
pedagógica, numa disciplina de programação de sistemas informáticos de um curso profissional
do ensino secundário, onde se verificou nos alunos falta de motivação e autonomia para a
aprendizagem. Para enfrentar esse problema utilizaram-se estratégias pedagógicas
construtivistas alicerçadas em tecnologias atuais, de onde se destaca a utilização do Prezi para a
construção colaborativa do conhecimento ao invés de para exposição de conteúdos; do Moodle
como prolongamento tecnológico da sala de aula, fornecendo aos alunos as rédeas da sua
aprendizagem; do vídeo não apenas como produto multimédia de visualização, mas a sua
produção como processo de construção cognitiva e reflexiva de aprendizagens; do Google Drive
como ferramenta de eleição favorecedora de aprendizagens cooperativas; e do mobile-learning,
através de um estudo exploratório com a ferramenta AnkiDroid, averiguando o impacto dessa
forma de aprendizagem na motivação e autonomia.
O resultado destas estratégias teve o efeito pretendido e concluiu-se que promovendo o
aumento de motivação, promove-se o aumento da autonomia e atenuam-se problemas de
aproveitamento, desinteresse, comportamento e assiduidade. “Every era of technology has, to some extent, formed education in its own image” (Sharples, 2005, p.1). At the era of YouTube, smartphones and tablets, of the social networks and of the cloud computing, the subsistence of learning environments that do not include technological innovations is to force students to get out of the technological emersion where they live, removing them from their natural habitat and obligating them to move back in time to learn. In the opposite perspective, the strategic use of emerging technological tools in classroom may be a catalyst of motivation and autonomy in learning process, given the curiosity that gravitates around those artifacts and their undeniable potential. This work exposes the application of these principles on a pedagogical intervention project that took place at a computer programming course of secondary school level, where was identified on students a lack of motivation and of autonomy on learning. To face these problems, were used constructivist pedagogical strategies grounded on recent technologies, from where are highlighted the use of Prezi for a collaborative construction of knowledge instead of to content exposal; Moodle as a technological extension of the classroom, providing students with the reins of their own learning; video not only as a multimedia product for visualization but its production as a process of cognitive and reflexive knowledge building; Google Drive as a top tool for cooperative learning; and mobile learning, through an exploratory study with the AnkiDroid application, ascertaining the impact of that form of learning on motivation and autonomy. These strategies had the pursued effect and it has been concluded that by promoting the raise of motivation, it is promoted the raise of autonomy and are reduced problems of low school performance, disregard, bad behavior and lack of class attendance. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29168 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
João Afonso Vieira Casal.pdf | 6,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |