Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29000

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, José António Brandão-
dc.contributor.authorOliveira, Patrícia Daniela Machado-
dc.date.accessioned2014-05-14T09:35:55Z-
dc.date.available2014-05-14T09:35:55Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29000-
dc.descriptionRelatório de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopor
dc.description.abstractAo longo deste Relatório, é apresentado todo o trabalho focado na leitura para a resolução de problemas e de outros textos de carácter informativo e instrucional que realizei no decorrer do da Prática de Ensino Supervisionada, no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo central deste projeto de investigação foi o de promover competências implicadas na compreensão desses géneros textuais. Este Projeto foi desenvolvido seguindo os parâmetros da metodologia de investigaçãoação, havendo desta forma uma pesquisa e um estudo constantes acerca desta temática, e a reflexão informada sobre a ação realizada, com o intuito de promover um melhor processo de ensino-aprendizagem. Desde sempre, na sociedade em geral ou na escola em particular, a leitura teve e tem um papel crucial na construção da aprendizagem de cada indivíduo. A variedade na leitura, as estratégias adequadas, os processos de leitura utilizados são fundamentais para uma melhor leitura e, por conseguinte, melhor aprendizagem. A resolução de problemas implica, além dos métodos matemáticos, formas ajustadas de leitura, de compreensão de textos. Todo o processo realizado permitiu tirar algumas conclusões e promover a construção de novas aprendizagens, enquanto professora do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractIn this report, I present my work as a trainee teacher during the Supervised Teaching Practice in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This work was focused on the comprehension of informational and instructional texts, and specially on reading for problem solving. The main goal of this teaching and research project was to promote skills involved in understanding those textual genres. This project followed the parameters of the action-research methodology, involving research and study on the subject and informed reflection on the action performed, in order to promote better teaching and learning processes. In society in general and particularly at school, reading has a crucial role in the construction of individual learning. The variety of strategies and the reading processes involved are fundamental for a better reading and therefore better learning. Problem solving involves, besides mathematical procedures, adjusted reading comprehension processes and techniques. The whole process has allowed me to draw some conclusions and enabled the development of my professional knowledge as a teacher of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectProcessos de leiturapor
dc.subjectProblema solvingpor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectReading processespor
dc.titleA importância da leitura na compreensão de problemas : um estudo com alunos do Ensino Básico (1º e 2º ciclos)por
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc372.41por
dc.subject.udc37.015.3por
dc.identifier.tid201205505por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Patrícia.pdf6,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID