Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28991
Título: | A evolução das ideias dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico com recurso a atividades laboratoriais: uma experiência pedagógica no estudo da eletricidade e da fotossíntese |
Autor(es): | Pires, Ana Raquel Araújo |
Orientador(es): | Borges, Francisco Alberto Marques |
Palavras-chave: | Construtivismo Ideias prévias Evolução das ideias Atividades laboratoriais Circuitos elétricos Fotossíntese Constructivism Previous ideas Evolution of ideas Laboratory activities Electrical circuits Photosynthesis |
Data: | 22-Mai-2013 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º
e 2º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, trata-se de um projeto de intervenção pedagógica em
turmas do 2º e 6º ano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
A prática pedagógica decorreu, no primeiro semestre, na área curricular de Estudo do
Meio e, no segundo semestre, na disciplina de Ciências da Natureza.
O projeto pretendia aplicar atividades laboratoriais em tópicos programáticos que dizem
respeito ao 2º e 6º ano para assim estudar a evolução das ideias dos alunos. Para isto,
definiram-se os seguintes objetivos: 1) Detetar as conceções dos alunos acerca da eletricidade
(2º ano) e da fotossíntese (6º ano); 2) Promover a evolução das ideias dos alunos através do
desenvolvimento de atividades laboratoriais; 3) Avaliar o impacto das atividades desenvolvidas
nas aprendizagens dos alunos.
A metodologia de trabalho definida previa que as ideias dos alunos fossem identificadas
através da aplicação de fichas de trabalho e de diálogos orientados com questões pré-definidas.
Assim, todas as atividades foram sendo planificadas sempre tendo em conta as ideias dos
alunos.
A planificação das atividades laboratoriais tinha como objetivo primordial permitir que os
alunos confrontassem as suas ideias prévias com as evidências que iriam observar no decorrer
das mesmas.
As reflexões finais e a construção de conclusões permitiu verificar uma evolução das
ideias dos alunos, quer pela sua consolidação, quer pela substituição. This internship report was developed under the scope of the Master's in 1st and 2nd Cycles of Basic Teaching. Thus, it is a project of pedagogical intervention in classes of the 2nd and 6th grade of the Conservatory of Music Caloust Gulbenkian. The pedagogical practice took place in the first semester with the curricular area of Environmental Studies and in the second semester with the discipline of the Natural Sciences. The project aimed to implement laboratory activities in program topics that pertain to the 2nd and 6th year so as to study the evolution of students ideas. For this, we defined the following objectives: 1) Detect the conceptions of students about electricity (2nd year) and photosynthesis (6th year); 2) To promote the evolution of students ideas through the development of laboratory activities; 3) Assess the impact of the performed activities on the students learning process. The work methodology defined provided that the students ideas were identified through the application of worksheets and oriented dialogues with pre-defined questions. Thus, all activities were being planned while taking account the students ideas. The planning of the laboratory activities had as primordial objective to allow students to confront their previous ideas with the evidences that they would observe in the course of the activities. The final thoughts and conclusions construction has shown an evolution of the ideas of the students, either by consolidation, either by replacing of the previous concepts and ideas that they had. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28991 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Raquel Araújo Pires.pdf Acesso restrito! | 3,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |