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https://hdl.handle.net/1822/28930
Título: | Atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas de professores |
Autor(es): | Bastos, Maria Eduarda Machado |
Orientador(es): | Alves, Maria Palmira |
Palavras-chave: | Atividades de enriquecimento curricular Articulação curricular Perspetivas dos professores Sucesso educativo Curriculum improvement activities Curricular articulation Teachers’ perspectives Educational successful |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | As atividades de enriquecimento curricular (AEC), definidas no despacho n.º 9265-B/2013, são, por
definição, atividades pedagogicamente ricas e complementos das aprendizagens curriculares
ligadas à aquisição das competências básicas e incidem nos domínios da língua inglesa ou de
outras línguas estrangeiras e nos domínios desportivo, artístico, científico, técnico e das tecnologias
da informação e comunicação e, ainda, de ligação da escola com o meio e de educação para a
cidadania.
Neste estudo, identificamos as perspetivas dos professores das AEC sobre o papel que eles
desempenham nas atividades, as dificuldades que sentem no seu desenvolvimento, a articulação
curricular que é feita e a colaboração entre pares que existe para concluir se elas contribuirão para
uma melhoria do sucesso educativo, sendo por isso, uma boa iniciativa.
Trata-se de um estudo de caráter exploratório, com base numa abordagem metodológica de
natureza qualitativa, desenvolvido num Agrupamento de Escolas, que inclui 8 Escolas do 1.º Ciclo
do Ensino Básico, no distrito de Braga. Os intervenientes no estudo foram 17 dos 20 professores
das várias Atividades de Enriquecimento Curricular (Atividade Física e Desportiva, Atividade Lúdico
Expressiva e Ensino de Inglês) que exerciam funções nas referidas escolas, no ano letivo de
2012/2013. O instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário, com itens de
resposta fechada e itens de resposta aberta.
Os resultados obtidos apontam, globalmente, para a pertinência das AEC no agrupamento em
estudo. Na opinião dos professores, as planificações vão de encontro às necessidades e interesses
dos alunos, mas consideram que o seu desempenho deveria ser avaliado, pois sentem que as
atividades não são devidamente valorizadas e a articulação curricular é muito débil. Quando os
professores titulares colaboram com os colegas das AEC, os alunos adquirem novas competências,
articulam os conteúdos, o que resulta num maior desenvolvimento das crianças nas diversas áreas
e, simultaneamente, na valorização das AEC. The curriculum Improvement Activities published in the dispatch no. º 9265-B/2013 are by definition, rich pedagogically activities and learning complements of curriculum activities linked in the acquisition of basic skills. Relate to other areas of english and other foreign language, sports, artistic, scientific, technical in which are contemplated technologies of information and communication, as well as a branch that aims the connection of the school with the environment and education for a citizenship. In this study we identified the perspectives of the AEC teachers about the role they play in these activities, their difficulties in their development, the curricular articulation which is made by peer collaboration to evaluate if they will contribute to the improvement of the educational success. This is an exploratory study, using a qualitative methodological approach, developed in a group of primary schools in the district of Braga, in a total of eight schools. The participants in the study are 17 of the 20 teachers from various curriculum enrichment activities (physical activity, playful expressive activity and english teaching) that teach in these schools, in the academic year 2012/2013. Data collection instrument was a questionnaire survey with both closed-response and open-response items. The results indicate, in general, to the pertinence of the AEC group study. According to teachers, the lesson plans consider the needs and interests of students, but is also considered that teachers performance should be evaluated because they feel that the activities are not properly valued and the curricular articulation is very weak. When teachers collaborate with the AEC colleagues, students acquire new skills, articulate contents, resulting in greater development of children in different areas and simultaneously valorize the AEC. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28930 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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