Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28898
Título: | Identificação de alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas: um estudo quantitativo sobre a utilização da monitorização da fluência de leitura num contexto escolar |
Autor(es): | Mendonça, Rosa Filipa Ferreira de |
Orientador(es): | Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | Fluência Leitura Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura Monitorização com base no currículo-leitura oral de textos Alunos em risco Metas curriculares Fluency Reading Specific learning disabilities in reading Curriculum-based measurement-oral reading fluency Students at risk Curricular goals |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este estudo teve como finalidade descrever o uso da monitorização com base no
currículo (MBC) - leitura oral de textos (Deno, 1985), na identificação de alunos em risco de
apresentarem Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) na leitura. Os participantes
do estudo foram 146 alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico dum agrupamento de
escolas do concelho de Braga, que foram monitorizados em dois momentos ao longo do ano
letivo. Foram considerados alunos em risco, aqueles cujo resultado se encontrava abaixo ou
no percentil 20, tal como proposto por Deno (2003).
Os resultados permitiram concluir que: 1) As provas de MBC-leitura oral de textos
mostraram ser provas económicas, fáceis e rápidas de aplicar, de cotar e bem aceites pelos
professores e alunos; 2) Em média, a prestação dos alunos na primeira aplicação foi de 85,21
(DP = 28,41) palavras corretas por minuto (pcpm), na segunda aplicação foi de 97,46 (DP =
30,07) pcpm, a diferença entre as duas aplicações foi de 12,25 (DP=9,57) pcpm e o
crescimento semanal foi de 0,49 (DP=0,38) pcpm; 3) De acordo com as normas para a
fluência oral de Hasbrouck e Tindal (2006) metade dos alunos alcançou o objetivo para o
final do 3º ano; 4) A taxa de crescimento semanal relativa ao número de palavras corretas por
minuto (0,49 pcpm) foi inferior às apresentadas pela investigação internacional; 5) Dos 146
alunos da amostra, encontram-se em risco de apresentarem DAE na leitura, após a segunda
aplicação, 29 alunos (11 rapazes e 18 raparigas); 6) Os alunos que deixaram de estar em risco
na segunda aplicação tiveram um crescimento semanal superior à média do obtido pela
amostra; 7) Não existem diferenças estatisticamente significativas entre rapazes e raparigas no
que respeita à média dos resultados obtidos nas duas aplicações assim como no crescimento
semanal; 8) Mais raparigas estão em risco de apresentarem DAE na leitura, tendo em conta o
valor do risco do total da amostra; 9) A diferença de resultados entre turmas é estatisticamente
significativa; 10) Em duas turmas mais de 30% dos alunos estão em risco de apresentarem
DAE na leitura, tendo em conta o valor do risco da amostra; 11) Dos 146 participantes no
estudo, 103 (70,55%) não atingiram o objetivo das 110 pcpm; 12) O valor do Alfa de
Cronbach para a primeira aplicação foi de 0,981 e para a segunda aplicação foi de 0,978. The purpose of this study was to describe the use of curriculum-based measurement (CBM)-oral reading fluency (Deno, 1985), in the identification of students at risk of presenting Specific Learning Disabilities (SLD) in reading. The participants of the study, 146 students of the third grade of a group of schools in the municipality of Braga were monitored at two points during the year. Those students whose result was below or in the 20th percentile were considered at risk such as proposed by Deno (2003). The results show that: 1) CBM-oral reading fluency probes revealed to be economic, quick and easy to apply, quoting and well accepted by teachers and students; 2) On average, the results of students in the first application was 85.21 (SD=28.41) words correct per minute (wcpm), in the second application was 97.46 (SD=30.07) wcpm , the difference between the two applications was 12.25 (SD=9.57) wcpm and weekly growth was 0.49 (SD=0.38) wcpm ; 3) In accordance with the standards for fluency of Hasbrouck and Tindal (2006) half of the students reached the goal for the end of the third grade; 4) the weekly rate of growth relative to the number of correct words per minute (0.49 wcpm ) was inferior to those of international research; 5) Of the 146 students in the sample, are at risk to develop SLD in reading, after the second application, 29 students (11 boys and 18 girls); 6) Students who are no longer at risk in the second application had a weekly growth higher than average obtained by the sample; 7) There are no statistically significant differences between boys and girls regarding the average of the results obtained in both applications as well as in weekly growth; 8) Most girls are at risk of presenting SLD in reading, in account the value of the risk of the total sample; 9) The difference in results between classes are statistically significant; 10) In two classes more than 30% of students are at risk of presenting SLD in reading, taking into account the value of risk sample; 11) Of the 146 study participants, 103 (70.55 %) did not reach the goal of 110 wcpm; 12) The value of Cronbach's Alpha for the first application was 0.981 and for the second application was 0.978. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28898 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENDONCA_R_F_F(2013).pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |