Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28871

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAfonso, João L.-
dc.contributor.advisorSilva, Alberto R.-
dc.contributor.authorFerreira, João C.-
dc.date.accessioned2014-04-22T14:07:47Z-
dc.date.available2014-04-22T14:07:47Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.date.submitted2011-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28871-
dc.descriptionTese de doutoramento do Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnológicas (Programa MIT-Portugal - Área EDAM)por
dc.description.abstractThe current Thesis proposes the conceptual aspects and the preliminary prototype of a mobile information system to support information integration and manipulation towards the Electric Vehicle (EV) introduction, and the support of mobility process in urban environments, giving recommendations to drivers about EV range autonomy, charging stations, electricity market, and also as route planner taking into account public transportation, car or bike sharing systems. The main work objective is the creation of an Information and Communication Technology (ICT) platform based on successful approaches developed in the Computer Science Area, recommender systems, cooperative systems and mobile devices, to help the driver of EV by giving real time information related with EV charging process, range autonomy, electricity market participation, and also smart mobility process in cities by giving guidance towards best route options, taking into account time travel and CO2 emissions. Based on the analysis of the problem a conceptual system and a prototype application were created under the designation “Mobi-System”, designed to mobile devices, with relevant information oriented to: (1) EV charging process; (2) EV range autonomy; (3) electricity market participation; and (4) mobility process in smart cities of the future. In this work it was developed an application to store data related with EV charging/discharging process, for further intelligent analysis and remote interaction with the charging system, determining a smart charging procedure, taking into account the distribution electrical system limitations, and the creation of communities with participation in the electricity market. A range estimation and representation process is introduced as part of the help process to assist EV drivers. An Aggregator system and a collaborative broker for distributed energy sources are proposed, taking into account the electricity market. A proposal for data integration of different transportation sources and a multimodal best route path are proposed based on CO2 emissions and time travel.por
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na concepção e discussão do sistema Mobi-System, que disponibiliza informação relevante para condutores de veículos elétricos (VE), tendo em conta os problemas dos carregamentos dos VE, a gestão da ansiedade de autonomia (range anxiety) dos condutores, a participação no mercado de energia elétrica, a integração das fontes de energia renováveis, bem como a integração de informação de transportes públicos e a criação de sistemas para gerir o problema da mobilidade sustentável em cidades inteligentes (smart cities). O objectivo principal do trabalho é o uso apropriado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) baseada em abordagens bem-sucedidas desenvolvidas na área da informática, como os sistemas de recomendação, sistemas cooperativos e dispositivos móveis para ajudar o condutor de VE, dando informações relevantes em tempo real, orientando o condutor para os pontos de carregamento públicos, ou para o melhor caminho tendo em conta o tempo e as políticas ambientais, nomeadamente as emissões de CO2. Com base na análise do problema, um sistema conceitual e uma aplicação protótipo foram criadas sob a designação de Mobi-System, projetada para dispositivos móveis com informações relevantes orientadas a: (1) processo de carregamento do VE feito num local público com a orientação e a reserva de slots de carregamento, ou em casa com a programação do processo de carregamento lento, tendo em conta limitações de potência; (2) gestão assistida da autonomia dos VE; (3) participação no mercado de energia, pela criação de comunidades de condutores com capacidade de participar no mercado de energia, dado o VE poder atuar como um armazenador de energia; e (4) processo de mobilidade em cidades inteligentes do futuro, com a proposta de integração de dados de diferentes tipos de transporte, com indicação do trajeto de melhor rota multimodal, proposto com base nas emissões de CO2 e no tempo das viagens.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSustainable Transportation Systempor
dc.subjectElectric vehiclepor
dc.subjectSmart Grid Systempor
dc.subjectElectricity marketpor
dc.subjectUsers collaborationpor
dc.subjectSustainable Mobility Processpor
dc.subjectUser profilepor
dc.subjectV2G (Vehicle-to-Grid) Systempor
dc.subjectRange anxiety problempor
dc.subjectMobile devicepor
dc.subjectGeographic Information Systempor
dc.subjectElectromobilitypor
dc.subjectSistema de Transporte Sustentávelpor
dc.subjectVeículo elétricopor
dc.subjectRede Elétrica Inteligente (Smart Grid)por
dc.subjectMercado de eletricidadepor
dc.subjectColaboração entre utilizadorespor
dc.subjectMobilidade sustentávelpor
dc.subjectPerfil do utilizadorpor
dc.subjectSistema Veículo-Rede (Vehicle-to-Grid System)por
dc.subjectProblema de ansiedade de autonomiapor
dc.subjectDispositivo móvelpor
dc.subjectSistema de Informação Geográficapor
dc.subjectMobilidade elétricapor
dc.titleMobi-System: towards an information system to support sustainable mobility with electric vehicle integrationpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc629.113.6-
dc.subject.udc620.92-
dc.subject.udc910:681.3-
dc.subject.udc681.3:910-
dc.identifier.tid101358237-
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DEI - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joao Ferreira_Mobi-system_2011.pdf10 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID