Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28844
Título: | Desempenho académico e adiposidade em adolescentes de uma escola pública numa perspetiva longitudinal |
Autor(es): | Ferreira, Luis Miguel Flores |
Orientador(es): | Santos, Rute |
Palavras-chave: | Performance académica Composição corporal Aptidão aeróbia Academic performance Body composition Aerobic fitness |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A realização deste relatório de estágio tem como objetivo principal relatar todo o
processo desenvolvido a título individual, durante todo este ano de estágio.
Na execução deste relatório abordo o enquadramento pessoal, a intervenção
pedagógica e a participação na escola. Em cada uma delas, descrevo que dificuldades e
preocupações foram sentidas e como foram ultrapassadas.
É também parte integrante deste relatório a investigação realizada durante este
ano de estágio em que os núcleos de estágio da escola deram seguimento a um projeto
sobre a performance académica e as suas associações com os níveis de adiposidade,
atividade física, aptidão física e alimentação desde o início do ano letivo por
aconselhamento das professoras supervisoras e cooperantes, assim reavaliaram-se os
mesmos alunos que estiveram sujeitos ao projeto no ano anterior para ser possível ter
uma perspetiva longitudinal destas associações e para que do ponto de vista científico se
obtivesse um estudo com mais qualidade e com um poder amostral que permitisse uma
análise estatística mais robusta e com um poder estatístico maior.
A amostra foi constituída por 186 adolescentes (86 raparigas e 97 rapazes) sendo
a média de idades 14 anos. Os resultados demonstram que 77% da amostra se situa na
zona saudável, sendo os rapazes os que apresentaram melhores valores. Em conclusão
do estudo verificou-se uma associação positiva entre o desempenho académico e
adiposidade, ou seja, os alunos com uma composição corporal saudável e com um Vo₂
máx apresentam melhor desempenho académico. The main objective of this internship reports is to report the whole process developed individually throughout this year of internship. On the implementation of this report, I aboard the framing staff, the educational intervention and participation in school. In each one I describe what difficulties and concerns were felt, and how they were overcome. Also, the research report, is undertaken during this year of internship in which the group of stage school follow up a project on the academic performance and their associations with the levels of adiposity, physical activity, physical fitness and nutrition, since the beginning of the school year advised by supervisors and cooperating teachers, therefore we reevaluated the same students who were subject to the project in the previous year to be able to have a longitudinal perspective of these associations with more quality sample on the scientific point of view that would allow a more robust statistical analysis with a higher statistical power. The sample consisted of 186 adolescents (86 girls and 97 boys) with an average age of 14 years. The results show that 77% of the sample lies in the healthy stage and the boys were who had higher values. On completion of the study there was a positive association between academic performance and adiposity, in which students with a healthy body composition and a VO₂ máx have better academic performance. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28844 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis Ferreira 25758 - Relatorio de Estágio.pdf | 863,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |