Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/2882
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Fernando José Fraga de | - |
dc.date.accessioned | 2005-09-13T12:25:48Z | - |
dc.date.available | 2005-09-13T12:25:48Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Isabel Allegro [et. al.], coord. – “Literatura e pluralidade cultural : actas do Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, 3, Lisboa, 1998”. Lisboa: Colibri, 2000. ISBN 972-772-144-3. p. 73-78. | eng |
dc.identifier.isbn | 972-772-144-3 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/2882 | - |
dc.description.abstract | Obedecendo aos cânones da estética surrealista e sendo, em larga medida, condicionada pela presença de instrumentos de controle e de repressão das discrepâncias individuais relativamente a um dado quadro de valores coercivamente vigente, a escrita de Mário Cesariny caracteriza-se por, em numerosos aspectos, reabilitar a marginalidade e assumir ostensivamente a transgressão das estruturas perceptivas socializadas e dos respectivos modos dominantes de inteligibilidade (cf., por exemplo, obras como O virgem negra, Titânia, Horta de literatura de cordel, a antologia surreal-abjeccion-ismo, etc). Neste sentido, esta comunicação retrata estas formas de transgressão mostrando a sua íntima articulação com um desejo implícito de superação do ‘statu quo‘ institucionalmente vigente. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Transgressão | eng |
dc.subject | Surrealismo | eng |
dc.subject | Paródia | eng |
dc.title | Transgressão e marginalidade em Mário Cesariny: a escrita como testemunho de um desejo de superação | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AZEVEDO(2000).pdf | 151,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |