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dc.contributor.advisorManso, Artur-
dc.contributor.authorFernandes, Maria Rosalina da Silva Marques-
dc.date.accessioned2014-04-14T09:22:05Z-
dc.date.available2014-04-14T09:22:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28796-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio intitulado A consciência Moral na Dialética Socrática foi efetuado no ano 2012/2013 na Escola Secundária de Alberto Sampaio numa turma de 10º ano. Utilizando como método a dialética socrática desenvolvi inicialmente alguns conceitos chave como moral, ética, consciência e consciência moral. A introdução destes conceitos revelou-se importante para o cumprimento do objetivo principal que foi dar aos alunos uma maior noção, compreensão e interiorização do que é efetivamente a consciência moral e qual a sua importância no dia-a-dia. Para isso discuti com os alunos duas teorias importantes da filosofia moral; a utilitarista e a deontológica. A análise e o debate sobre estas, permitiram-me através da metodologia acima referida, desenvolver nos alunos o espírito crítico e o raciocínio autónomo independente, sobre as temáticas abordadas. Para além da introdução, da conclusão, da bibliografia e dos anexos, o relatório é composto por três partes, procedendo-se na primeira à investigação e ao desenvolvimento dos conceitos a tratar, na segunda à exposição das teorias que foram objeto de estudo e na terceira parte se procede ao enquadramento concetual, se estabelece a metodologia e os objetivos, bem como à análise dos resultados e à avaliação da totalidade do plano.por
dc.description.abstractThe present report, titled “The Moral Consciousness in Socratic Dialectics” was written in 2012/2013 at the Escola Secundária Alberto Sampaio in a 10th year class. Using socratic dialectics as a method, i started by developing some basic concepts such as morals, ethics, moral consciousness and conscience. The introduction of these concepts as been revealed important for the fulfilment of the main objective, which was to provide students with better notions, understanding and comprehension of what a conscience is, and its importance in day-to-day living. To achieve that goal, two major theories of moral philosophy were presented to the students for discussion, the utilitarian and the deontological. Analysis and debate over these subjects using the previously mentioned method have allowed for the development amongst the students of critique and autonomous, independent reasoning over these same subjects. Apart from the introduction, conclusion, bibliography and annexes, the report is made up of three parts, in the first of which one investigates and develops the concepts that will be the subject of study and in the second one explains the theories being scrutinized, while in the third we proceed to frame the concepts, define the methods and objectives, such as the analysis of results and evaluate the completed plan.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.subjectConsciência moralpor
dc.subjectDialética Socráticapor
dc.subjectInternship Reportpor
dc.subjectMoral consciousnesspor
dc.subjectSocratic dialecticspor
dc.titleA consciência moral na dialética socráticapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc19:372.819por
dc.subject.udc372.819:19por
dc.subject.udc19 SÓCRATESpor
dc.subject.udc11por
dc.identifier.tid201500450por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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