Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28751

TítuloDa filosofia do saber à filosofia do fazer: como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático?
Autor(es)Carvalho, Ricardo Filipe Couto
Orientador(es)Manso, Artur
Data2013
Resumo(s)O presente relatório de estágio, intitulado Da Filosofia do Saber à Filosofia do Fazer – como ensinar uma área disciplinar teórica com profundo sentido prático?, é parte integrante do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, e tem como propósito ser o registo e a avaliação do estágio profissional realizado na Escola Secundária de Vilela – Paredes, turma A do 11º ano de escolaridade, da área de Ciências e Tecnologias. Aquilo que defendo neste relatório é o ensino da filosofia que permita estabelecer uma correspondência entre os conteúdos abrangidos no programa de filosofia e a vida quotidiana dos alunos, desenvolvendo desta forma o interesse dos alunos pela disciplina, mostrando o impacto que os conteúdos abordados têm na vida dos estudantes. A estrutura do relatório obedece às normas de formatação para teses da Universidade do Minho e está organizado em cinco secções. Na primeira secção é apresentado o problema que lhe dá origem, bem como o plano e o contexto onde decorreu a sua aplicação. A segunda secção é dedicada ao desenvolvimento do tema em concreto, à reflexão e fundamentação da tese que se propõe defender. A aplicação prática procedente das diligências realizadas na secção anterior é tratada na terceira secção, onde são expostas as estratégias utilizadas em contexto de sala de aula para dar provimento àquilo que entendemos melhor servir o ensino da filosofia. Na quarta secção procede-se à avaliação dessa prática, enquanto na quinta e última se tecem as considerações sobre o processo de ensino em geral e dos seus intervenientes, nomeadamente os professores. Contém, ainda, uma introdução, conclusão, bibliografia e um conjunto de anexos com material indispensável para uma melhor compreensão do seu conteúdo.
This traineeship report entitled “From Philosophy of Knowledge to Philosophy of Doing – how to teach a theoretical subject with a deep practical sense? is part of the master’s degree in Philosophy teaching in secondary education and its purpose is to be a registration and evaluation of the traineeship that took place in Vilela Secondary School – Paredes in 11th grade class A of Sciences and Technologies. In this report I stand up the Philosophy teaching that allows establishing a connection between Philosophy curriculum contents and students’ daily lives, this way it is possible to develop students’ interest by this subject and to show that the contents of this subject have a direct impact on students’ lives. The structure of this report obeys the Minho’s University formatting rules for master’s thesis and it is organized in five chapters. In the first chapter, it is presented the problem that originates this report, the plan and the context where it was applied. The second chapter is dedicated to the development of the theme itself, to the reflection and groundings of the thesis that I stand up for. The third chapter is about the practical application and the strategies used in the classroom to uphold what I pretend and determine as the most correct to Philosophy teaching. The fourth chapter is about the evaluation of that practice. The fifth and last chapter corresponds to general considerations on teaching process in general and its intervenients, namely teachers. This report also has an introduction, conclusion, bibliography and a set of attachments with indispensable materials for a better understanding of this report.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28751
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Filipe Couto Carvalho.pdfRelatório de Estágio1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID