Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28738

TítuloConfluência de variáveis sociofamiliares e pessoais nos percursos académicos dos adolescentes
Autor(es)Silva, Patrícia Isabel Morais Teixeira Bessa e
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveRendimento escolar
Metas de aprendizagem
Habilidades cognitivas
Estilos educativos parentais
Envolvimento escolar dos pais
School performance
Learning goals
Cognitive abilities
Educational parenting styles
Parental school involvement
Data18-Dez-2013
Resumo(s)A compreensão dos fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e, por sua vez, nos seus percursos académicos tem sido objeto de análise da comunidade científica. Com o presente estudo procuramos analisar a confluência de um conjunto de variáveis pessoais (cognitivas, motivacionais) e sociofamiliares (nível socioeconómico, habilitações académicas e estilos educativos parentais) no percurso académico, e de forma mais específica no seu rendimento académico, de adolescentes do 2º e 3ºciclos do ensino básico. O estudo foi realizado junto de 43 adolescentes, repartidos de forma equilibrada pelo 5º/6º anos e 8º/9º anos, pertencendo a uma zona de elevado risco social na zona Ocidental da cidade do Porto. Foram usadas provas psicológicas e entrevistas semiestruturadas, tendo estas últimas sido realizadas junto dos alunos e dos seus encarregados de educação. Pretendeu-se, assim, perceber de que forma as variáveis pessoais e sociofamiliares influenciam o rendimento académico e a definição dos percursos escolares dos adolescentes, entendidos em duas dimensões: classificações escolares dos alunos (às disciplinas de cariz académico e da área das expressões) e o número de retenções escolares anteriores. Em termos de conclusões, verificamos uma relação estatisticamente significativa entre algumas variáveis pessoais e familiares dos alunos e o seu rendimento escolar. No que respeita às variáveis pessoais, essa importância encontra-se sobretudo relacionada com as provas de raciocínio, encontrando também relações estatisticamente significativas com os resultados dos adolescentes nas metas de aprendizagem. Relativamente às variáveis familiares, enfatiza-se a relevância do estatuto socioeconómico face a uma menor associação dos estilos educativos parentais e do envolvimento dos pais/encarregados de educação na vida escolar dos educandos, quando nos referimos aos alunos que frequentam o 2º ciclo. Face ao 3º ciclo estas variáveis não possuem um poder explicativo, tendo-se apenas verificado uma associação significativa de tais variáveis na explicação do número de retenções escolares anteriores.
In recent years the scientific community has been trying to understand which factors might affect student’s learning processes, and consequently their academic pathways. The present study had under consideration a set of variables, some personal (cognitive, motivational) and other socio-familiar (socio-economic, academic and parents’ educational styles) and sought to analyze their influence in students’ academic career and, more specifically, on the performance of adolescents in the 2nd and 3rd cycles of basic education. The data was collected from 43 students and their parents, with an even distribution between the 5th/6thgrades and 8th/9thgrades, from a high social risk area in the Ocidental area of Oporto. The aim of this study was then to understand how those variables influenced the academic performance of the adolescents and the definition of their education pathways. Two dimensions concerning this matter were analyzed: students’ grades (in academic and arts subjects) and the number of previous academic retentions. As a conclusion, a statistically significant relation was found between some of the personal and familiar variables and the students' academic performance. In what concerns personal variables this was mainly linked with the reasoning tests, but an important relation was also established with the outcomes of adolescents in learning goals. Regarding family variables it was emphasized the importance of socioeconomic status compared to a lower association of parental educational styles and involvement of parents / guardians in the school life of the students, when referring to students attending the 2nd cycle. When analyzing the ones in the 3rd cycle, these variables have only seen a significant association in relation to the number of previous academic retentions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28738
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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