Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28738
Título: | Confluência de variáveis sociofamiliares e pessoais nos percursos académicos dos adolescentes |
Autor(es): | Silva, Patrícia Isabel Morais Teixeira Bessa e |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Rendimento escolar Metas de aprendizagem Habilidades cognitivas Estilos educativos parentais Envolvimento escolar dos pais School performance Learning goals Cognitive abilities Educational parenting styles Parental school involvement |
Data: | 18-Dez-2013 |
Resumo(s): | A compreensão dos fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e, por sua
vez, nos seus percursos académicos tem sido objeto de análise da comunidade
científica. Com o presente estudo procuramos analisar a confluência de um conjunto
de variáveis pessoais (cognitivas, motivacionais) e sociofamiliares (nível
socioeconómico, habilitações académicas e estilos educativos parentais) no percurso
académico, e de forma mais específica no seu rendimento académico, de
adolescentes do 2º e 3ºciclos do ensino básico. O estudo foi realizado junto de 43
adolescentes, repartidos de forma equilibrada pelo 5º/6º anos e 8º/9º anos,
pertencendo a uma zona de elevado risco social na zona Ocidental da cidade do
Porto. Foram usadas provas psicológicas e entrevistas semiestruturadas, tendo estas
últimas sido realizadas junto dos alunos e dos seus encarregados de educação.
Pretendeu-se, assim, perceber de que forma as variáveis pessoais e sociofamiliares
influenciam o rendimento académico e a definição dos percursos escolares dos
adolescentes, entendidos em duas dimensões: classificações escolares dos alunos (às
disciplinas de cariz académico e da área das expressões) e o número de retenções
escolares anteriores. Em termos de conclusões, verificamos uma relação
estatisticamente significativa entre algumas variáveis pessoais e familiares dos
alunos e o seu rendimento escolar. No que respeita às variáveis pessoais, essa
importância encontra-se sobretudo relacionada com as provas de raciocínio,
encontrando também relações estatisticamente significativas com os resultados dos
adolescentes nas metas de aprendizagem. Relativamente às variáveis familiares,
enfatiza-se a relevância do estatuto socioeconómico face a uma menor associação
dos estilos educativos parentais e do envolvimento dos pais/encarregados de
educação na vida escolar dos educandos, quando nos referimos aos alunos que
frequentam o 2º ciclo. Face ao 3º ciclo estas variáveis não possuem um poder
explicativo, tendo-se apenas verificado uma associação significativa de tais variáveis
na explicação do número de retenções escolares anteriores. In recent years the scientific community has been trying to understand which factors might affect student’s learning processes, and consequently their academic pathways. The present study had under consideration a set of variables, some personal (cognitive, motivational) and other socio-familiar (socio-economic, academic and parents’ educational styles) and sought to analyze their influence in students’ academic career and, more specifically, on the performance of adolescents in the 2nd and 3rd cycles of basic education. The data was collected from 43 students and their parents, with an even distribution between the 5th/6thgrades and 8th/9thgrades, from a high social risk area in the Ocidental area of Oporto. The aim of this study was then to understand how those variables influenced the academic performance of the adolescents and the definition of their education pathways. Two dimensions concerning this matter were analyzed: students’ grades (in academic and arts subjects) and the number of previous academic retentions. As a conclusion, a statistically significant relation was found between some of the personal and familiar variables and the students' academic performance. In what concerns personal variables this was mainly linked with the reasoning tests, but an important relation was also established with the outcomes of adolescents in learning goals. Regarding family variables it was emphasized the importance of socioeconomic status compared to a lower association of parental educational styles and involvement of parents / guardians in the school life of the students, when referring to students attending the 2nd cycle. When analyzing the ones in the 3rd cycle, these variables have only seen a significant association in relation to the number of previous academic retentions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28738 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patrícia Isabel Morais Teixeira Bessa e Silva.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |