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https://hdl.handle.net/1822/28710
Título: | A construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências de aprendizagem dos alunos a partir da área de Estudo do Meio (História) |
Autor(es): | Cardoso, Ana Filipa de Campos |
Orientador(es): | Solé, Maria Glória Parra Santos |
Palavras-chave: | Autonomia Pensamento reflexivo Construtivismo História Interpretação de fontes Evidência histórica Pensamento histórico Autonomy Reflective thinking Constructivism History Interpretation of sources Historical evidence Historical thinking |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Ensino Supervisionado II,
do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. É um projeto,
baseado na metodologia de investigação-ação e foi realizado numa turma do 3º ano de
escolaridade.
Nos primeiros contactos com este contexto verificou-se a necessidade de desenvolver,
nas crianças, diversas competências de aprendizagem tais como o espirito critico, o pensamento
reflexivo e a autonomia. Para isso, optou-se pela exploração de fontes diversas, inseridas na
disciplina de História, integrada na área do Estudo do Meio, que apesar de ser pouco trabalhada,
apresenta grandes potencialidades para o desenvolvimento dessas competências e porque
proporcionaria aos alunos, através de uma abordagem construtivista (aula oficina), momentos de
construção do próprio conhecimento, mais vividos e significativos.
Tendo em conta o acima referido foram desenvolvidas várias atividades relacionadas
com a temática da alimentação: “As receitas”, “A Origem e Localização dos Alimentos”, “Os
Meios de Transporte, a sua evolução e o seu papel na mudança de hábitos alimentares ”, “A
evolução da alimentação” e “ Feiras e mercados ao longo dos tempos”, que tinham como
principal objetivo desenvolver, nos alunos, as capacidades em falta. A avaliação decorreu da
análise das produções escritas e icónicas dos alunos, e dos diálogos e interações, em contexto
de sala de aula, registados em áudio, notas de campo, diários reflexivos e registos fotográficos.
No final desta curta intervenção verificámos que os alunos eram bem mais capazes de
tomar decisões sozinhos, de refletir sobre o que viam ou ouviam e, sobre isso, tirar as suas
próprias ilações, realizando inferências e cruzando conhecimentos. Este projeto permitiu
concluir, também, que as crianças, quando sujeitas a atividades desafiadoras, como as que
foram implementadas, conseguem desenvolver competências transversais (autonomia, pesquisa,
reflexividade, criatividade…), e, ainda, outras, específicas da área disciplinar em que se focalizou
o projeto (História), ao nível do uso e interpretação de fontes diversas (evidência histórica) e do
desenvolvimento do pensamento histórico, que serão cruciais no seu futuro, enquanto seres
sociais e participativos. This report integrates the Supervised Teaching II module, part of the Masters in Preschool Education and Primary School Education. It is a project based on action-research methodology and was developed in a 3rd grade class. In the first contacts with this context it was found that there was a need to develop in this children, various learning skills such as critical spirit, reflective thinking and autonomy. With this in mind, we chose to exploit various sources, inserted in the discipline of history, incorporated in the area of Environmental Studies, as it was considered to be an area not very explored, with great potential for the development of these skills and that would be able, through a constructivist approach (classroom workshop), to provide the students the time for them to construct their own knowledge, more vivid and meaningful. Regarding all the above several activities to the subject of food were developed: "Recipes", "The Origin and Location of Food,", "The Means of Transportation, their evolution and their role in eating habits changes ", "The evolution of feeding "and" Fairs and markets throughout the ages", which had as main objective to develop in students the skills that were absent. The assessment was made by analysis of written and iconic productions of students, their dialogues and interactions in the classroom context, recorded audio, field notes, reflective diaries and photographic records. At the end of this short intervention we verified that students were much more able to make decisions by themselves, to reflect on what they saw or heard and on this, draw their own conclusions, making inferences and crossing knowledge. This project allowed to concluded that children, when subjected to challenging activities, such as those implemented, can develop transversal competences (autonomy, research, reflexivity, creativity ...), and also other, specific to disciplinary field in which it was focused the project (History) at the level of the use and interpretation of diverse sources (historical evidence) and the development of historical thinking, which will be crucial to their future, as social and participative beings. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28710 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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