Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28700

TítuloDesenvolvendo capacidades de visualização no 1º ano do 1.º CEB
Autor(es)Batista, Helena Sofia Ferreira
Orientador(es)Gomes, Alexandra
Data2013
Resumo(s)As capacidades de visualização espacial têm vindo a assumir, nas últimas décadas, uma importância crescente no ensino e aprendizagem da Matemática. Esta relevância tem sido destacada por diversos autores nacionais e internacionais que realizaram estudos de referência nesta área. Em Portugal, apesar da sua importância ser reconhecida e destacada no Programa de Matemática em vigor, especificamente, no âmbito do tema matemático Geometria que apresenta como ideia central o desenvolvimento do sentido espacial dos alunos, os estudos nesta área ainda são escassos. Neste relatório é apresentado um projeto de investigação, desenvolvido numa turma do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito das capacidades de visualização espacial, especificamente, da perceção figura-fundo e da perceção da posição no espaço. O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativa tendo consistido no desenho e implementação de uma experiência de ensino constituída por doze sessões realizadas em contexto. Inicialmente foi elaborado um pré-teste a que se seguiu um conjunto de treze tarefas, em que foram utilizados diferentes materiais estruturados bem como o recurso às tecnologias de informação e comunicação, e por fim foi realizado um pós-teste. A avaliação do projeto possibilita destacar, como principais resultados, um claro desenvolvimento da capacidade de identificar figuras imersas noutras, a realização de aprendizagens no domínio da reflexão e o desenvolvimento da capacidade de identificar e desenhar figuras com simetria de reflexão. Os recursos e materiais utilizados possibilitaram a concretização de atividades dinâmicas, motivadoras, concretas e significativas para os alunos tendo sido essenciais para o alcance destes resultados.
Visualization has been assuming, in the last decades, an increasing importance in the teaching and learning of Mathematics. Various national and international authors who have made studies in this area have highlighted this relevance. In Portugal, the importance of this area is recognized in the actual Mathematics Program for Basic School, specifically concerning the topic of geometry, whose central idea is the development of students’ spatial abilities. Nevertheless, studies in this area, in Portugal are still scarce, having a weak relevance. This report presents a research project, developed in a 1st grade of Primary School, in the context of spatial visualization abilities, specifically, figure-ground perception and position in space perception. The project followed a qualitative and interpretative approach and consisted in the design and implementation of an educational experience consisting on twelve sessions developed in context. Initially, a pre-test was implemented, followed by a set of thirteen tasks in which different structured materials and technologies were used, and finally a post-test was applied. The evaluation of the project allows detaching, as main results, a clear development of the ability to identify figures immersed in others, the realization of learning on the domain of reflection and the development of the capacity to identify and/or draw figures with symmetry of reflection. The resources and materials used allowed the accomplishment of motivating, practical and meaningful activities for the students, being essential to the achievement of these results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28700
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helena Sofia Ferreira Batista.pdf4,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID