Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28700
Título: | Desenvolvendo capacidades de visualização no 1º ano do 1.º CEB |
Autor(es): | Batista, Helena Sofia Ferreira |
Orientador(es): | Gomes, Alexandra |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | As capacidades de visualização espacial têm vindo a assumir, nas últimas décadas, uma
importância crescente no ensino e aprendizagem da Matemática. Esta relevância tem sido
destacada por diversos autores nacionais e internacionais que realizaram estudos de referência
nesta área.
Em Portugal, apesar da sua importância ser reconhecida e destacada no Programa de
Matemática em vigor, especificamente, no âmbito do tema matemático Geometria que apresenta
como ideia central o desenvolvimento do sentido espacial dos alunos, os estudos nesta área
ainda são escassos.
Neste relatório é apresentado um projeto de investigação, desenvolvido numa turma do
1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito das capacidades de visualização espacial,
especificamente, da perceção figura-fundo e da perceção da posição no espaço.
O projeto seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativa tendo consistido no desenho
e implementação de uma experiência de ensino constituída por doze sessões realizadas em
contexto. Inicialmente foi elaborado um pré-teste a que se seguiu um conjunto de treze tarefas,
em que foram utilizados diferentes materiais estruturados bem como o recurso às tecnologias de
informação e comunicação, e por fim foi realizado um pós-teste.
A avaliação do projeto possibilita destacar, como principais resultados, um claro
desenvolvimento da capacidade de identificar figuras imersas noutras, a realização de
aprendizagens no domínio da reflexão e o desenvolvimento da capacidade de identificar e
desenhar figuras com simetria de reflexão. Os recursos e materiais utilizados possibilitaram a
concretização de atividades dinâmicas, motivadoras, concretas e significativas para os alunos
tendo sido essenciais para o alcance destes resultados. Visualization has been assuming, in the last decades, an increasing importance in the teaching and learning of Mathematics. Various national and international authors who have made studies in this area have highlighted this relevance. In Portugal, the importance of this area is recognized in the actual Mathematics Program for Basic School, specifically concerning the topic of geometry, whose central idea is the development of students’ spatial abilities. Nevertheless, studies in this area, in Portugal are still scarce, having a weak relevance. This report presents a research project, developed in a 1st grade of Primary School, in the context of spatial visualization abilities, specifically, figure-ground perception and position in space perception. The project followed a qualitative and interpretative approach and consisted in the design and implementation of an educational experience consisting on twelve sessions developed in context. Initially, a pre-test was implemented, followed by a set of thirteen tasks in which different structured materials and technologies were used, and finally a post-test was applied. The evaluation of the project allows detaching, as main results, a clear development of the ability to identify figures immersed in others, the realization of learning on the domain of reflection and the development of the capacity to identify and/or draw figures with symmetry of reflection. The resources and materials used allowed the accomplishment of motivating, practical and meaningful activities for the students, being essential to the achievement of these results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28700 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Sofia Ferreira Batista.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |