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https://hdl.handle.net/1822/28517
Título: | Melhoria de processos logísticos internos de uma empresa de produção de sistemas multimédia para a indústria automóvel |
Autor(es): | Peixoto, João Miguel Meira |
Orientador(es): | Carvalho, Maria Sameiro |
Palavras-chave: | Processo de abastecimento Ship to line Sistema de monitorização de desempenho Supply process Performing monitoring system |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do projeto de final de curso de Mestrado Integrado em
Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Universidade do Minho. O projeto foi efetuado em ambiente
industrial, na empresa Bosch Car Multimedia Portugal S.A., no departamento de logística.
O seu principal objetivo foi o de analisar o processo de abastecimento dos componentes que
abastecem a área produtiva de inserção automática com vista a eliminar movimentações
desnecessárias destes materiais e a diminuir custos de inventário e de armazenamento, e a validação,
revisão e implementação de um sistema de monitorização de desempenho em tempo real para as
atividades da logística interna.
Relativamente ao processo de abastecimento dos componentes que abastecem a área produtiva de
inserção automática, foi feita uma revisão da metodologia Ship to Line (STL), em que o principal
desafio centrou-se na aplicação do STL à totalidade desses componentes, metodologia que, até à data,
apenas estava implementada nos componentes “tipo A” (referências de maior consumo e/ou valor).
Como principal resultado do trabalho efetuado, foi possível alcançar uma redução muito significativa do
número de movimentos internos dos componentes em questão, o que proporcionou uma diminuição
da carga de trabalho associada a estas atividades e ainda a libertação de posições de armazenagem no
armazém principal.
Em relação à validação de um sistema de monitorização de desempenho em tempo real, foram
realizados diversos casos de teste, nos quais foram reportados e corrigidos os erros detetados, foram
identificadas oportunidades de melhoria e, posteriormente, sugeridas e implementadas propostas para
os pontos detetados. Foi planeada e monitorizada a fase de implementação e posterior estabilização da
ferramenta. Após algum tempo de utilização da ferramenta no dia-a-dia operacional, não foi detetado
nenhum erro com prioridade alta, daí poder-se concluir que a validação da ferramenta foi efetuada
conforme o esperado. Foi ainda possível verificar a facilidade que a ferramenta proporciona na deteção
de desvios ao normal funcionamento das atividades logísticas e apontado um exemplo concreto de
uma melhoria de objetivo de produtividade suportada pelos outputs da ferramenta. This dissertation was developed upon the final project for Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) of Universidade do Minho. It was conducted in an industrial environment on the logistics department of Bosch Car Multimedia Portugal S.A. Its main goal was the analysis of the components supply process for the automatic insertion productive area in order to eliminate components’ unnecessary movements and decrease inventory and storage costs, and validate a live performance monitoring system for internal logistic activities. Regarding the component supply process for the automatic insertion productive area, a revision over the Ship to Line (STL) methodology was performed. The challenge laid into applying STL to all components, methodology that to the date was only implemented to “Class A” components (higher consumption and/or value references). As main result for its appliance, it was possible to achieve a highly significant reduction on the number of internal movements for the concerned components. This yield a reduction on the workload related to these activities and also freed storage space on the main warehouse. As for the validation of a live performing monitoring system, many test cases were performed in which detected errors were reported and corrected, improvement opportunities identified and, later, proposals for detected points suggested and implemented. Implementation phase and later tool stabilization was planned and monitored. After some day-to-day usage time for this tool no error with high priority was detected, being the validation of this tool concluded as expected. It was also possible to verify the easiness this tool provides detecting deviations of normal logistics’ activities functioning and naming one example of productivity improvement supported by the tool’s outputs. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28517 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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