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TítuloReestruturação do processo de planeamento e gestão de matérias-primas
Autor(es)Coelho, Susana Luísa Espinheira Baltar
Orientador(es)Carvalho, Maria Sameiro
Palavras-chaveGestão da cadeia de abastecimento
Processos de abastecimento
Kanbans
Trabalho normalizado
Supply chain management
Supply process
Kanbans with suppliers
Continuous improvement
Standard work
Data2013
Resumo(s)O interesse pela gestão da cadeia de abastecimento tem aumentado significativamente ao longo dos últimos anos. A crescente competição e globalização das economias, a par da crescente necessidade de aumentar a competitividade pela eficiência dos processos logísticos e pelo nível de serviço prestado ao cliente, levam as empresas a desenvolverem novas estratégias e técnicas na forma de organizar e gerir os seus processos. É objetivo da presente dissertação apresentar os resultados de um projeto de melhoria dos processos de abastecimento, de uma empresa do setor da eletrónica. Mais especificamente, selecionaram-se como alvo de estudo o processo de kanbans com fornecedores nacionais e o processo de simulação de cenários de abastecimento utilizado para auxiliar a gestão entre o planeamento e o abastecimento de materiais à produção. De modo a obter as melhorias desejadas, foram delineadas diferentes propostas e realizada uma análise benefício-esforço com o objetivo de selecionar as que apresentavam um maior benefício face ao esforço necessário para a sua implementação. A eficácia de implementação destas medidas foi estudada através da análise de vários indicadores logísticos. São exemplos de indicadores utilizados, a quantidade de stock de peças em kanban, o número de simulações realizadas, o nível de precisão das estimativas de custos de transportes especiais e o tempo de resposta às simulações. No final, observou-se uma melhoria significativa em todos estes indicadores, o que, permitiu alcançar um melhor desempenho operacional acompanhado pela redução de custos e aumento do nível de serviço prestado ao cliente.
In the past few years the interest by the supply chain management has been growing significantly. The companies have been developing new strategies and techniques to organize and manage the supply chain process, as a result of an increasing competition, globalization of economies and the growing necessity to improve the efficiency of logistics process and the service level provided to the client. The aim of this thesis was to evidence the improvements obtained as a result of a project developed at an electronic company. To develop this study were selected the Kanban process with national suppliers and the simulation process used to manage the planning and the supply raw materials. To solve the main problems identified it was created different proposals and it was developed an effort/benefit analyses to select the main proposals for implementation. The effectiveness of these measures were analyzed using different perform indicators, defined as a goal to achieved. The stock level, the number of simulations and the time needed to response to the client were some examples of indicators used. The implementation of the project proposals allowed a greater operational performance, a costs reduction and an increase of the quality service level provided to the costumer.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28458
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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