Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28343

TítuloA importância da cultura organizacional na imagem de uma instituição desportiva centenária: o caso do Clube Fluvial Portuense
Autor(es)Costa, Susana Emanuela da Silva Pimenta
Orientador(es)Gama, Maria Gabriela
Palavras-chaveClube Fluvial Portuense
Análise qualitativa da avaliação
Imagem oganizacional
Cultura oganizacional
Instituições desportivas
Assessment’s qualitative analysis
Organizational image
Organizational culture
Sporting organizations
Data2013
Resumo(s)Este estudo reflete sobre a importância e a influência da cultura organizacional na imagem de uma instituição desportiva centenária como o Clube Fluvial Portuense, uma associação sem fins lucrativos, dedicada a atividades desportivas e de lazer, fundada em 1876, na cidade do Porto. De forma a enquadrar o estudo de caso iniciamos o trabalho tentando perceber o que é a comunicação organizacional e qual sua importância na organizações. De seguida abordamos alguns aspetos da tríade imagem-identidade-cultura, explicando em que consiste cada um destes conceitos. Após o enquadramento teórico é apresentada a organização estudada, abordando temáticas como a história, o funcionamento, o posicionamento ou os serviços. No ponto seguinte é relatada a experiência de estágio no Clube Fluvial Portuense. Fazendo uso da análise qualitativa da avaliação, proposta por Quivy & Campenhoudt (1992), pretendeu-se confirmar ou refutar as hipóteses formuladas, de forma a corroborar ou não a questão de investigação. Os resultados mostram que, de facto, existe uma relação entre a cultura e a imagem do objeto de estudo.
This study reflects on the importance and influence of organizational culture on the image of centenary sporting organization like Clube Fluvial Portuense, a non-profit organization, dedicated to sports and leisure activities, founded in 1876, in Oporto. In order to frame the case study we started this study by trying to understand what is organizational communication and what is its importance in organizations. Then we discuss some aspects of the triad image-identity-culture, explaining what each of these concepts stand for. After the theoretical framework the organization studied is presented by addressing topics such as its history, functioning, placement or services. On the following section the internship experience at Clube Fluvial Portuense is reported. Using an assessment’s qualitative analysis, proposed by Quivy & Campenhoudt (1992), we aimed to confirm or refute the hypotheses, in order to prove or disprove the research question. The results show that indeed there is a link between the culture and the image of the object in study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Relações Públicas e Publicidade)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28343
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Emanuela da Silva Pimenta Costa.pdf3,31 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos CD.zip290,16 kBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID