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https://hdl.handle.net/1822/27950
Título: | Gamification in social environments to promote behaviours regarding energetic sustainability |
Autor(es): | Pimenta, Cedric |
Orientador(es): | Analide, César Silva, Fábio |
Palavras-chave: | Sustentabilidade Gamification Sistemas inteligentes Sustainability Intelligent systems |
Data: | 8-Jul-2013 |
Resumo(s): | Com a evolução da tecnologia e o aumento do número de aparelhos usados
e o respetivo impacto no consumo de energia, assiste-se a um aumento na quantidade
de energia gasta, suplantando os esforços efetuados na produção de aparelhos
com consumo de energia mais eficiente. Este aumento tem vindo a ser verificado
desde há alguns anos e os números atingidos são cada vez mais preocupantes, resultando
numa crescente aposta no desenvolvimento de sistemas que promovam a
sustentabilidade. Estes sistemas, até agora desenvolvidos, têm, sobretudo, atuado
sobre os ambientes e os seus aparelhos eletrónicos, deixando de parte os hábitos
dos utilizadores destes mesmos ambientes. Uma vez identificada esta lacuna, este
projeto propõe-se a atuar sobre os hábitos desses utilizadores, aplicando o conceito
de Gamification, de modo a, não só fomentar um maior compromisso entre
o utilizador e o sistema desenvolvido, mas também incentivar uma competição
saudável entre os utilizadores do sistema, com o intuito de estes melhorarem os
comportamentos não sustentáveis ou promover os bons comportamentos; posteriormente,
é importante obter uma forte difusão de informação acerca destes bons
comportamentos e de quem os pratica para que se possa influenciar outros utilizadores.
A plataforma a ser desenvolvida para atingir o objetivo deste projeto
será modular e desenvolvida com o intuito de poder ser integrada em outros projetos
que atuem nesta área de forma a complementar os esforços efetuados por
estes, para optimização do ambiente, atuando sobre os utilizadores. With the technology's evolution and the rise of the number of electronic devices used, we are noticing an increase in the quantity of electric energy consumed, supplanting the efforts that are being made to build electronic devices with more efficient energy consumptions. This increase has already been in process since a few years ago and the numbers reached are increasingly worrying, resulting in an enhanced focus on the development of systems that promote sustainability. The systems, developed so far, have, mainly, acted upon the own environments and their electric devices, leaving aside the very own habits of the users of these environments. Once identified this gap, this project proposes to act on the habits of those users, applying the recent concept of Gamification as to, not only foster a higher engagement between the user and the system developed, but also incentivise a healthy competition between the system's users, with the goal of improving non-sustainable behaviours or promoting the sustainable ones; subsequently, it is important to achieve a strong diffusion of information about these good behaviours and the users who practice them in order to be able to influence other users. One last note for the fact that this is a project structured so that it can integrate its Gamification component into other projects while needing the information, regarding environments' energetic spent, retrieved by other projects to feed this component with relevant data; this last feature is implemented due to the high number of existing projects that can retrieve the kind of information necessary from the environments. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27950 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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