Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27751

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLourenço, Alcina-
dc.contributor.authorMorgado, José Carlos-
dc.contributor.authorViseu, Floriano-
dc.date.accessioned2014-01-31T14:38:28Z-
dc.date.available2014-01-31T14:38:28Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn2254-7207por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27751-
dc.description.abstractCom o presente trabalho pretendemos refletir sobre as motivações que conduzem os professores na seleção e planificação dos materiais que utilizam nas aulas. O texto devolve algumas análises realizadas num estudo exploratório com duas professoras que foram acompanhadas, em aulas de introdução a um mesmo tópico matemático, em turmas do sétimo ano de escolaridade. Pela observação de aulas, entrevistas e análise de uma narrativa produzida por uma das professoras, foi possível perceber as suas conceções e conhecer as suas práticas, caraterizando as abordagens que foram adotadas, assim como as posições que escolhem face à avaliação das aprendizagens dos alunos. Partindo daqui, problematizam-se as diferentes abordagens utilizadas e as intenções que as norteiam, à luz do “novo” paradigma educativo, segundo o qual o aluno deve ser o centro do processo de ensinoaprendizagem, cabendo ao professor a responsabilidade de criar condições para que isso aconteça, nomeadamente ao nível da reconstrução e contextualização do currículo e da promoção de mecanismos de avaliação sistemática.por
dc.description.abstractWith this work we propose to reflect on the motivations that lead teachers in the planning and selection of materials they use in class. The text gives us some analysis about an exploratory study with two teachers who were followed in introductory classes to the same mathematical topic in classes the seventh grade. Through classroom observation, interviews and analysis of a narrative produced by one of the teachers, it was revealed their conceptions and allowed to know their practices, featuring the approaches that have been adopted, as well as the positions they choose to face assessment of student learning. From here, to problematize the different approaches used and the intentions that guide the light of the "new" educational paradigm, whereby the student must be the center of the teaching-learning process, being the teacher the responsibility to create conditions for that to happen, especially in terms of reconstruction and contextualization of the curriculum and promoting mechanisms for systematic evaluation.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCommon Ground Research Networkspor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectProfissionalidade docentepor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectMathematics teachingpor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectTeaching professionpor
dc.titleEnsinar para aprender ou para avaliar?por
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://lascienciassociales.com/publicaciones/revistapor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage21por
oaire.citationEndPage39por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista internacional de ciencias sociales interdisciplinarespor
oaire.citationVolume1por
sdum.journalRevista Internacional de Ciencias Sociales Interdisciplinarespor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ensinar para aprender ou para avaliar.pdf
Acesso restrito!
3,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID